Musicalidade comunicativa e senso de eu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530402022017133

Palavras-chave:

Musicalidade comunicativa, Senso de eu, Processos intersubjetivos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo teórico sobre o conceito de musicalidade comunicativa proposto por Malloch (1999), Malloch e Trevarthen (2009), e o de senso de eu, conforme defende Daniel Stern (1992-2000), com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre a natureza das relações que o ser humano estabelece com a música. A estratégia consiste em estabelecer um diálogo com alguns pesquisadores, articulando suas ideias na compreensão do tema proposto. Conclui-se que as relações intersubjetivas são o ponto comum que articula os dois conceitos. Na musicalidade comunicativa, elas são responsáveis pela estrutura emocional que garante a experiência musical compartilhada; na formação do senso de eu e sua contrapartida, eu com o outro criam possibilidades de aprendizagem, dentre elas, a possibilidade de um senso de eu musical ou uma possibilidade de identidade musical.

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Biografia do Autor

Leda de Albuquerque Maffioletti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professora no curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação. Especialista em Psicopedagogia Clínica no EPISIBA – Escuela de Psicopedagogia de Buenos Aires. Doutora em Educação pela UFRGS.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Musicalidade comunicativa e senso de eu. Orfeu, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 133–146, 2017. DOI: 10.5965/2525530402022017133. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402022017133. Acesso em: 23 dez. 2024.