Intertextualidade no Lento (Assai) da Sinfonia n. 8 de Heitor Villa-Lobos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530402012017048Palavras-chave:
Intertextualidade na música, Sinfonias, Análise musical, Heitor Villa-LobosResumo
Este texto consiste na análise dos aspectos intertextuais presentes no Lento (Assai) da Sinfonia n. 8 de Heitor Villa- -Lobos (1887-1959), composta em 1950. É observado de que forma essas relações intertextuais incidem, apresentando as influências musicais exercidas no compositor, compreendendo o contexto em que o mesmo estava inserido, observando com quais compositores Villa-Lobos dialogava e de que forma isso ocorria. O fenômeno intertextual na música é abordado através da análise tradicional conexa com conceitos intertextuais, apresentados em categorias. Estas categorias englobam elementos gestuais, motívicos e estilizações. Os elementos relacionados às estilizações, em especial da música popular brasileira, serão discutidos através das tópicas musicais.Downloads
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