Os grupos de artistas plásticos de Florianópolis nos anos 1980
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092513132015067Palavras-chave:
coletivos de arte , grupos de artistas , década de 1980Resumo
Este artigo apresenta a história e os propósitos de três grupos de artistas que movimentaram a cena cultural de Florianópolis na década de 1980. O Grupo Nha-ú, criado em 1980, liderado pelo ceramista e professor Luiz Carlos Canabarro; o Grupo Artmosfera, surgido em 1983; o Grupo Guará, criado em 1986. Formados por estudantes do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, esses grupos atuaram em Florianópolis em exposições, performances e ações coletivas – também em outros estados, como a performance “não autorizada” em1987 na Bienal Internacional de São Paulo. Quais eram as propostas artísticas desses grupos? O que os uniu? Quais foram os principais acontecimentos das artes visuais no Estado e no País nessa época e quais influências tiveram sobre esses grupos? O objetivo deste artigo é aproximar o olhar do pesquisador da produção artística local, registrando a história recente das artes visuais em Santa Catarina.
Downloads
Referências
ABRAMO, R. Um painel da Arte Catarinense. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 35, 15 nov. 1984. Ilustrada.
AMANTE, P. Re-visão da geração 80 em Florianópolis. Disponível em: <http://antigo.ceart.udesc.br/Pos-Graduacao/revistas/Pos-LPC/artigos/patricia_amante/>. Acesso em: 30 maio 2013.
AMARAL, C. C.Luiz Carlos Canabarro Machado: professor, artista e mestre. 2002. 220 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Artística)- Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
AMARANTE, L. Mas onde está a arte brasileira? O Estado de São Paulo, São Paulo, 3 out. 1987, Caderno 2, p. 5.
BENASSI, C. B. Coletivos de arte na atualidade brasileira: panorama, apresentação e dois estudos de caso. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 18., 2009, Salvador. Anais... Salvador: ANPAP, 2009, p.1525- 1540.
BORTOLIN, N.T. Indicador Catarinense das Artes Plásticas. 2.ed. rev. e ampl. Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001. Verbete: Grupo Guará.
CANABARRO, L. C. Grupo Nha-ú: A experiência de um grupo de Cerâmica.1988. 157 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Arte-Educação) - Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 1988.
CANABARRO, L. C. Entrevista com artista. Entrevista realizada em 6 de agosto de 2013, Florianópolis, Centro de Artes, UDESC. Entrevista concedida às autoras da pesquisa.
CENTRO DE ARTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CATARINA (CEART). Sinopse histórica do CEART. Disponível em: <http://www.ceart.udesc.br/sinopse-historica-do-ceart>. Acesso em: 8 ago. 2013.
ANOS Bienal de São Paulo: 1951-2001. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2001. Catálogo.
DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN, G. Imagens apesar de tudo. Tradução de Vanessa Brito e Joao Pedro Cachopo. Lisboa: KKYM, 2012.
GIRRULAT, D. Depoimento. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por autora do artigo em 21 jul. 2013.
GUARDA, D. Depoimento. Entrevista em 8 de agosto de 2013, Florianópolis. Entrevista concedida às autoras da pesquisa.
LAUS, R. (Org.). Harry Laus: artes plásticas: Comentários sobre artes plásticas. Rio de Janeiro: Gráfica Cervantes, 1996, p. 156.
MAKOWIECKY, S. A representação da cidade de Florianópolis na visão dos artistas plásticos. Florianópolis: DIOESC, 2012.
MAKOWIECKY, S.; OLIVEIRA, S. R. R. Doraci G.: uma artista intraduzível em palavras. In: MAKOWIECKY, S. ; CHEREM, R. Fragmentos – Construção II: imagem – acontecimento. Florianópolis: Coan Editora, 2013. v. 1. p. 187- 224.
NEVES FILHO, J. O. Arte sob um novo olhar. Diário Catarinense, Florianópolis, p.106, 1996.
NEVES FILHO, J.; Apresentação de exposição de Saulo Pereira, Artmosfera. 1997. Arquivo MASC.
NICHELLE , A. C. O que está dentro fica/ o que está fora se expande3nós3 – coletivo de arte no Brasil. 2010. 154 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
PEDROSO, N. Fratura. A Notícia, Florianópolis, 27 maio 2012, n. 1505, Seção Literatura. Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br/anoticia>. Acesso em: 30 maio 2013.
ROSAS, R. Nome: Coletivos, Senha: Colaboração. 2008. Disponível em <http://catadores.wordpress.com/tag/arte-contemporanea/>. Acesso em: 8 ago. 2013.
TESKE, S. M. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por autora do artigo, em 21 jul. 2013.
TINOCO, B. A. Performance e Geração 80: resgates. 2009. 294 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade de Brasília, 2009.
TORTATO, M. Entrevista com artista. Entrevista em 6 de junho de 2013, CEART/UDESC, em Florianópolis. Entrevista concedida às autoras da pesquisa. 2013a.
TORTATO, M.; RIBAS, R.; PEREIRA, S.; KINCELER, J. L. K. Entrevista com artista. Entrevista em 9 de agosto de 2013, CEART/ UDESC, em Florianópolis. Entrevista concedida às autoras da pesquisa. 2013b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.