O brincar e a teatralidade no contexto da educação infantil:
uma proposta pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092525252021108Palavras-chave:
Educação Infantil, Brincar, TeatralidadeResumo
O presente ensaio discorre sobre a educação e a arte e os intentos artísticos em relação à educação infantil. Narra-se as dificuldades de uma professora ao se aventurar em uma proposta artística com crianças da educação infantil e também os processos emancipatórios dos quais emergiram uma nova visão sobre a arte e sobre as crianças. O ensaio demonstra a importância de se ter um “objeto comum” entre a professora e as crianças, no caso, a brincadeira. Demonstra também a importância de se trabalhar de forma lúdica o teatro, apresentando um caminho para a teatralidade. Ademais, a trilha do brincar é ilustrada pelas imagens do artista plástico Dim Brinquedim. O texto faz um diálogo entre a leitura e a reflexão teórica com a vivência de uma professora de escola pública, onde destaca suas particularidades: acontecimentos, anseios, sonhos e sensações que a escola e a arte proporcionam.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gastón. Devaneios sobre a infância. In: ABRAMS, Jeremiah. (Org.). O Reencontro da criança interior. São Paulo: Cultrix, 1999. Cap.4.
MACHADO, Marina Marcondes. Só Rodapés: Um glossário de trinta termos definidos na espiral de minha poética própria. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, n. 1, 26 ago. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28813/17060. Acesso em: 04 mar.de 2020.
MACHADO, Marina Marcondes. Fazer surgir antiestruturas: abordagem em espiral para pensar um currículo em arte. Revista e-Curriculum, v.8. n.1, abril de 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/9048/6646. . Acesso em: 10 fev.de 2020.
MARTINS, M. C. F. D. Arte, só na aula de arte? Educação, v. 34, n. 3, 20 out. 2011.Disponivel em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9516 . Acesso em: 18 nov. de 2019.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do Chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.