Sombra e riso: a comicidade no Teatro de Sombras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701262022168

Palavras-chave:

Teatro de sombras, comicidade, sombra, riso

Resumo

Esse estudo tem como intuito instigar as discussões acerca das relações entre o Teatro de Sombras e a comicidade. Identificamos, a partir da análise de cenas, espetáculos e performances de/com sombras produzidos nas últimas quatro décadas em nosso país, que poucas são as experiências de Teatro de Sombras calcadas na derrisão. Seria a sombra e o riso fenômenos opostos? Para refletir sobre tal questionamento inicialmente discorremos sobre experiências artísticas de Teatro de Sombras no Brasil e no mundo que apresentem vínculos ou se fundamentem na comicidade e em seguida elencamos algumas hipóteses que justificariam o porquê de a relação sombra e riso ser pouco explorada em nosso país. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welerson Freitas Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Ator, professor e doutorando em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Centro de Artes - CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Desenvolve práticas e pesquisas em Teatro de Máscaras, palhaçaria, mímica e Teatro de Sombras, com foco no trabalho de atuação, formação e treinamento do ator e da atriz. 

Referências

AGRAFIOTIS, Thomas. A.; PAPAGEORGIOU, Ioanna. Discurso e Voz nas Apresentações Cômicas do Tradicional Teatro de Sombras Grego de Karaghiozis. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 19, p. 181-211, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701192018181. Acesso em: 22 jul. 2022.

AND, Metin. Aspectos e funções do teatro de sombras turco. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 09, p. 116-127, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701092012116 . Acesso em: 22 jul. 2022.

BADIOU, Maryse. Las sombras en la duplicidad del ser o no ser: una visión del mundo. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 9, p. 44-73, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701092012044. Acesso em: 22 jul. 2022.

BELL, John. Strings, Hands, Shadows: a modern puppet history. Detroit: The Detroit Institute of Arts, 2000.

BELTRAME, Valmor. Teatro de Sombras: técnica e linguagem. Florianópolis: UDESC, 2005.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre o significado do cômico. São Paulo: Edipro, 2018.

CASATI, Roberto. A descoberta da sombra: de Platão a Galileu – a história de um enigma que fascinou grandes mentes da humanidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

HEMMET, Christine. Un théâtre d’ombres vivant: le nang talung, expression du quotidien villageois du sud de la Thaïlande. In: DAMIANAKOS, Stathis (org.). Theatres D’ombres: tradition et modernité. Paris: L’Harmattan, p. 43-71, 1986.

INDEPENDENT OBSERVER. Independent observer, 2019. Semar, the most Indonesian wayang figure: his role and meaning. Disponível em: https://observerid.com/semar-the-most-indonesian-wayang-figure-his-role-and-meaning. Acesso em: 28 mai. 2022.

OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. Da prática pedagógica à atuação no teatro de Sombras: um caminho na busca do corpo-sombra. 2018. 288 f. Tese (Doutorado em Teatro) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2018.

MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

REINEGER, Lotte. Shadow puppets, shadow theatres and shadow films. Boston: Plays, 1970.

SEARS, Laurie. Shadows of Empire: colonial discourse and javanese tales. Durham and London: Duke Unversity Press, 1996.

SOUZA, Alex de. Só, Mas Bem Acompanhado: Atuação solo e animação de bonecos à vista do público. 2011. 172f. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro, Florianópolis, 2011.

TESSARI, Roberto. Commedia dell’Arte e rituais não cristãos. In: AGLAE BRONDANI, Joice (org). Scambio dell’arte: Commedia dell’arte e Cavalo Marinho. Salvador: Teatro-Máscara-Ritual – Interculturalidades, p. 43-62, 2013.

VEROTEATRO. Veroteatro, 2022. Teatro de sombras. Disponível em: http://veroteatro.com/teatrodesombras. Acesso em: 28 mai. 2022.

VIVEIROS DE CASTRO, Alice. O elogia da bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.

Downloads

Publicado

2022-09-03

Como Citar

FREITAS FILHO, Welerson. Sombra e riso: a comicidade no Teatro de Sombras. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 168–184, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022168. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/22178. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O Riso e o grotesco no teatro de animação