Amor cortês e moda a construção de um outro mundo social

Autores

  • Mara Rubia Sant'anna Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x01012008052

Palavras-chave:

amor cortês, história, surgimento da moda

Resumo

Discussão do contexto histórico de instauração do sistema de moda a partir da análise do amor cortês, entendido como uma estratégia de sedução e valorização do gênero feminino. Conclui que, subvertida a forma base de relação entre os sujeitos - a força física - a sociedade ocidental européia tornou-se mais feminina, tendo a sedução como uma estratégia de poder, e a aparência e indivíduo como noções caras à interpretação sócio-histórica do surgimento da moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHAUÕ, Marilena. Conformismo e resistÍncia. São Paulo : Brasiliense, 1989.

DÉCOTE, Georges (Org.) Histoire de la Littérature Française. Vol. Moyen Âge XVI. Paris: Hatier, 1991.

DUBY, George. Idade média, idade dos homens. São Paulo: Companhia das Letras, 1989..

_____. Heloísa, Isolda e outras damas no século XII. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

_____; AIRES, Philippe (orgs). História da Vida Privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. vol.. 2.

_____; PERROT, Michelle (org). História das Mulheres. Porto: Edições Melhoramentos, 1996, v. 2

ECO, Umberto. História da Beleza. São Paulo: Record, 2004.

ELIAS, Norbert. A sociedade da corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2001.

_________. O Processo Civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

HELLER, Agnes. O Homem Renascentista. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

HUGON, Édouard. Os princípios da filosofia de São Tomás de Aquino : as vinte e quatro teses fundamentais. Porto Alegre : EDIPUCRS, 1998.

JONIN, P. La chanson de Roland. Paris: Gallimard, 1979.

LE GOFF. Jacques. O Maravilhoso e o Quotidiano no Ocidente Medieval. Lisboa: Edições 70, 1997.

LIPOVETSKI, Gilles. A terceira mulher. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

LIPOVETSKI, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MACEDO, José Rivair. A mulher na idade média. São Paulo: Contexto, 1992.

POTELET, Héléne. Memento de littérature française. Paris: Hatier, 1990.

SANT'ANNA, Mara Rúbia. Teoria de Moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo:Estação das Letras, 2007.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

SANT’ANNA, Mara Rubia. Amor cortês e moda a construção de um outro mundo social. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.5965/1982615x01012008052. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7551. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos