Ergonomia e Design de Emoção no Desenvolvimento do Vestuário
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x09172016287Palavras-chave:
ergonomia, vestuario, designResumo
A tendência que aponta um crescimento do consumo de bens de vestuário partindo do conforto gerado em sua utilização motiva este estudo, que propõe compreender os fatores que auxiliam na construção de peças tradicionais do vestuário estreitando as relações com a ergonomia e propiciando positivas experiências de uso. Tendo em vista que, segundo a ergonomia, a satisfação plena dos desejos do usuário perante um produto se dá através da sua adequação técnica, ergonômica e estética, o que oportuniza uma estruturação de novas soluções para o desenvolvimento de peças de roupa. Este estudo apresenta conceitos a cerca do aprimoramento de formas, no intuito de incentivar a busca pela satisfação de usuários perante os produtos de moda, tendo em vista a sua importância na diferenciação dentre similares já presentes no mercado, bem como a afirmação de marcas com valores voltados a preocupação com o bem estar de seus consumidores.
Downloads
Referências
CARVALHO, Lilian Vieira Rodrigues de. Design e Emoção: O papel do designer no consumo de produtos de moda. Universidade do Minho. Escola de Engenharia. Portugal, 2013.
CEPELASSI, Carla Hidalgo; VALARELLI, Ivan de Domênico (Orientador). Metodologia Projetual para Produtos de Moda e a sua Interface com as Tabelas de Medidas do Vestuário. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Bauru: 2010.
DAMÁSIO, AntónioR. Em busca de Espinosa. São Paulo: Schwarcz, 2004.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2009.
IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Blucher, 2005.
NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
ROSA, Lucas da; MORAES, Anamaria de (Orientadora). Vestuário Industrializado: Uso da Ergonomia nas Fases de Gerência de Produto. Criação, Modelagem e Prototipagem. Tese de Doutoramento. Universidade Católica do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2011.
SALVI, Naiane Cristina; SCHULTE, Neide. Equívocos da Sustentabilidade e o Caso de Marcas “EcoFictícias”. E-periódico Moda Palavra, Ano 7, n.14, Jul-Dez 2014, Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2014.
SILVEIRA, Icleia; SPITZ, Rejane, (Orientadora). Um modelo para capacitação dos instrumentos do sistema CAD para vestuário e dos modelistas com foco na gestão do conhecimento. Tese de Doutorado. PUCRIO: 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Naiane Cristina Salvi, Eugenio Andrés Diaz Merino, Francisco Antonio Pereira Fialho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.