Discursos éticos e estéticos: uma análise semiótica de editoriais fotográficos de marcas de fast fashion e slow fashion
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x14322021073Palavras-chave:
moda, sustentabilidade, semiótica discursivaResumo
Neste artigo, são analisados os valores simbólicos e as estratégias discursivas presentes em editoriais de moda produzidos por dois diferentes modelos de empresas de vestuário: uma marca de fast fashion e uma marca de slow fashion. Para tanto, é utilizado o aparato teórico-metodológico da semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, tendo em vista o levantamento de hipóteses interpretativas e a apreensão dos efeitos de sentido vinculados às imagens fotográficas destes dois modelos de negócio. Como resultado, as leituras dos elementos visuais que compõem os editoriais analisados sugerem a promoção de valores distintos que apontam para as possíveis posições ideológicas discursivizadas pelas marcas.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Sistema da Moda. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BERLIM, Lilyan. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2012.
CASTILHO, Kathia. Moda e linguagem. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2006.
CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da moda: semiótica, design, corpo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.
FIORIN, José Luiz. Paixões, afetos, emoções e sentimentos. Cadernos de Semiótica Aplicada, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 2 - 15, 2007.
FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda & Sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica e Ciências Sociais. São Paulo: Cultrix, 1981.
GREIMAS. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.
GREIMAS. Semiótica figurativa e semiótica plástica. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de (org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004. p. 75-96.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. São Paulo: Papirus, 1996.
LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP, 2008.
PACKARD, Vance. Estratégia do desperdício. São Paulo: Ibrasa, 1965.
RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo Guimarães. Dicionário de comunicação. São Paulo: Campus, 2002.
SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
ZILBERBERG, Claude. As condições semióticas da mestiçagem. In: CANIZAL, E. P.; Caetano, K. E. (Orgs.). O olhar à deriva: mídia, significação e cultura. São Paulo: Annablume, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Letícia Formoso Assunção, Amalia Kusiak Martinez, Jocelise Jacques de Jacques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.