MODA, MÍDIA e VELHICE: considerações a partir do documentário Advanced Style
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x12242019023Palavras-chave:
velhice, moda e estilo, cultura do consumoResumo
O artigo discute as relações entre moda, mídia e velhice a partir de uma análise do documentário Advanced Style. Verifica as representações do estilo de vida que um grupo de mulheres idosas, que se interessa por moda, estabelece com o envelhecimento, consumo e o próprio corpo. As temáticas em causa no documentário estão associadas ao contexto cultural de uma sociedade marcada pela busca por prazer e felicidade, mas também por incertezas e medos. O Mal-Estar na Civilização e na Pós-Modernidade é uma noção central no texto e concorre para explicar o medo da morte diante da finitude da vida. Outros referenciais sobre a velhice adotados no texto, colaboram para explicar e evidenciar a existência de que novas interpretações de velhice vêm se desenvolvendo na contemporaneidade. As relações entre consumo, mídia, moda e estilo de vida fazem parte dos aspectos evidenciados no texto.
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