Infografia jornalística interativa: Abordagem ergonômica para a avaliação de interação na infografia jornalística
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796307142018056Resumo
A infografia é comum em ambientes digitais, onde utiliza os recursos interativos para enriquecer a experiência do leitor. No entanto, a literatura indica que a utilização deste recurso sem um planejamento adequado pode comprometer a compreensão da mensagem principal do infográfico. Neste sentido, o presente artigo busca apresentar um procedimento que auxilie a análise da interação em infográficos digitais, pautado em critérios ergonômicos para a análise de interfaces. O procedimento é composto de duas etapas, em uma primeira são identificados aspectos de interação do infográfico como estrutura, estilo e objetos de interação. Em um segundo estes aspectos identificados são avaliados por meio de um check-list com critérios ergonômicos no qual são avaliados os critérios de orientação, carga de trabalho, controle específico, adaptabilidade, consistência e significado dos códigos. Por fim, foi realizada uma avaliação teste de um infográfico, a qual permitiu identificar apontamentos sobre deficiências relativas a consistência da interação aplicada no infográfico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index