Proposição de um conjunto de recomendações de usabilidade direcionado ao desenvolvimento de sistemas móveis de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796311222022133Palavras-chave:
heurísticas, usabilidade, aprendizagem móvel, design de interfacesResumo
O objetivo deste estudo consiste em propor um conjunto de recomendações de usabilidade específicas para os sistemas móveis de aprendizagem. A partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, investigou-se o atual estado da arte acerca do desenvolvimento de heurísticas de usabilidade voltadas a este contexto de uso, e observou-se a aplicabilidade destas diretrizes por meio das interfaces do aplicativo educacional “Encceja”. Como resultado das análises propõe-se um conjunto de dez novas recomendações de usabilidade, integrando aspectos de design, navegabilidade e abordagens didáticas, simultaneamente. Destaca-se como diferencial deste composto de recomendações, a sua integralidade e adaptabilidade de uso, podendo ser aplicado em smartphones e tablets, e adequado para qualquer contexto educacional.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. V. M.; ARAÚJO JUNIOR, C. F.; SILVEIRA, I. F. Estabelecimento de critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning). Ead em Foco, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 178-193, 2017.
BENSON, L. et al. Usability and instructional design heuristics for e-learning evaluation. In: BARKER, P.; REBELSKY, S. (Org.). World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, 2002. Proceedings of ED-MEDIA, Denver, p. 1615-1621.
CHAMMAS, A.; QUARESMA, M.; MONT'ALVÃO, C. Um enfoque ergonômico sobre a metodologia de design de interfaces digitais para dispositivos móveis. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 145-171, 2013.
COFRÉ, J. P. Usabilidad en u-Learning. Valparaíso, 2013. Dissertação (mestrado) - Pontificia Universidad Católica de Valparaíso.
D'CARLO, D.; BARBOSA, G. A. R.; OLIVEIRA, E. R. Proposta de um conjunto de heurísticas para avaliação da usabilidade de aplicativos móveis educacionais. Abakós, [s.l.], v. 5, n. 2, p. 16-35, 2017.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014.
HUJAINAH, F. et al. New usability guidelines with implementation ways of mobile learning application based on mobile learning usability attributes. Indian Journal of Science and Technology, Chennai, v. 9, n. 37, p. 1-10, 2016.
INTERNATIONAL STANDARD ORGANIZATION. Ergonomics of human system interaction - Part 210: Human-centred design for interactive systems (9241-210). Génève: ISO, 2010.
INTERNATIONAL STANDARD ORGANIZATION. Ergonomic requeriments for office work with visual display terminals - Part 11: Guidance on usability (9241-11). ISO, 2002.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical Report, v. 2, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/302924724_Guidelines_for_performing_Systematic_Literature_Reviews_in_Software_Engineering. Acesso em: 20 out. 2021.
KUMAR, B. A.; GOUNDAR, M. S. Usability heuristics for mobile learning applications. Education and Information Technologies, [s.l], v. 24, n. 2, p. 1819-1833, 2019.
LIMTRAIRUT, P. Newly developed heuristics to evaluate m-learning application interface. In: 5th International Conference on Information Technology (InCIT), 2020. Chonburi, p. 197-201.
NIELSEN, J. Usability engineering. Elsevier, 1994.
NIELSEN, J; MARCK, R. Usability inspection methods. 1ª ed: New York: John Wiley & Sons, 1994.
NIELSEN, J. Usability inspection methods. In: Conference companion on human factors in computing systems, 1994. Boston, p. 413-414 Disponível em: https://rauterberg.employee.id.tue.nl/lecturenotes/0H420/Nielsen[1994].pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
NIELSEN, J. 10 usability heuristics for user interface design. Nielsen Norman Group, v. 1, n. 1, 1995. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/. Acesso em: 21 out. 2021.
PREECE, J; ROGERS, Y; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
QUINTÃO, F. S.; TRISKA, R. Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. Infodesign, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 105-118, 2014.
RATHER, M. K.; RATHER, S. A. impact of smartphones on young generation. Library Philosophy and Practice, [s.l] v. 5, n. 4, p. 1-10, 2019.
ROGERS, Y.; SHARP, H; PREECE, J. Interaction design: beyond human-computer interaction. New York: John Wiley & Sons, 2002.
SANZ, F. et al. A set of usability heuristics and design recommendations for u-learning applications. In: LAFITI, Shahram (Org.). Information technology: new generations. Las Vegas: Springer International Publishing, 2016, p. 983-993.
SONEGO, A. H. S.; BEHAR, P. A. M-Learning: reflexões e perspectivas com o uso de aplicativos educacionais. In: Nuevas Ideas en Informática Educativa. Congresso Internacional de Informática Educativa, 2015. Santiago, p. 521-523.
SOUZA, E. D. A. Relação de Jovens Com o Saber: o uso de dispositivos móveis para aprender em uma escola profissionalizante do interior do Ceará. Ceará, 2018, Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará.
YANEZ, G.; CABALLERO, D. C.; SEVILLANO, J. L. Heuristic evaluation on mobile interfaces: a new checklist. The Scientific World Journal, London, v. 2014, p. 1-19, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Human Factors in Design
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index