Cadeira de Rodas e Estigma: um estudo preliminar da percepção visual de não-usuários
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796305102016003Abstract
O Design Ergonômico analisa as relações entre as funções práticas, estéticas, simbólicas e emocionais, visando atender as necessidades e expectativas dos diferentes usuários. Este estudo teve como objetivo verificar a compreensão do estigma negativo de TAs, levando em consideração a influência da emoção do seu usuário por meio da aplicação (emprego) de um eyetracking de sistema remoto. Os resultados apontam que os sujeitos do gênero feminino são mais sensíveis a perceberem o estigma relacionado a tecnologia assistiva. Além disso destaca-se a método empregado como uma alternativa para obter dados quantitativos da percepção do valor simbólico negativo, ou seja o estigma social.
Palavras-chave: eyetracking, estigma, cadeira de rodas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index