Relação entre a Percepção de Usuários e Profissionais sobre erros de Usabilidade em APPS para IPADS e os dez princípios de Jordan

Authors

  • Ana Claudia Dalagnoli Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Flávio Anthero N. Vianna dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Abstract

Esta pesquisa objetiva traçar um paralelo entre a opinião de usuários de aplicativos para tablets da Apple, profissionais de design e ciências da computação que desenvolvem interfaces para apps e conceitos relacionados à usabilidade de interfaces. Os dados foram comparados e analisados à luz dos dez princípios de usabilidade de Jordan, que se mostraram bastante semelhantes às dez heurísticas de usabilidade de Nielsen, conforme comparativo realizado durante a pesquisa. Os resultados reforçam a importância dos princípios de usabilidade nos projetos de interface de apps, sugerem consonância entre as percepções de usuários e profissionais no que diz respeito à usabilidade dos apps que estão no mercado e apontam a carga de trabalho mental como fator de grande relevância na satisfação dos consumidores.

Downloads

Author Biographies

Ana Claudia Dalagnoli, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (UNIVALI/2004).

Pós-graduada lato sensu em Design Gráfico e Estratégia Corporativa (UNIVALI/2006).

Mestranda em Design (UDESC/2015).

  

Flávio Anthero N. Vianna dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Desenho Industrial - Design do Produto e Design Gráfico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005).

Published

2015-07-03

How to Cite

DALAGNOLI, Ana Claudia; DOS SANTOS, Flávio Anthero N. Vianna. Relação entre a Percepção de Usuários e Profissionais sobre erros de Usabilidade em APPS para IPADS e os dez princípios de Jordan. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 3, n. 06, p. 77–92, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/6040. Acesso em: 3 may. 2025.