Revisitando as Heurísticas de Avaliação de Nielsen para Análise de Usabilidade em Jogos de Tabuleiro Não Virtuais
Abstract
As heurísticas de Nielsen foram originalmente propostas e desenvolvidas para avaliação de usabilidade em interfaces de sistemas computacionais. Este trabalho propõe uma análise e redesenho das heurísticas de Nielsen de forma a especializá-las para emprego na avaliação de jogos de tabuleiros não virtuais. As heurísticas foram redesenhadas a partir de levantamento bibliográfico, considerações e modelos gerados sobre as regras encontradas em cada jogo testado, além da análise heurística das interfaces existentes nesses jogos através de método de inspeção utilizando as heurísticas de Nielsen. O objetivo do trabalho visa através desse levantamento, gerar uma base onde seja possível expor a aplicabilidade de tais heurísticas especializadas em ambientes não computacionais e que elas possam ser aplicadas em jogos de tabuleiro distintos dos analisados inicialmente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index