O Balanced Scorecard (BSC) como Ferramenta de Ergonomia Organizacional: Fundamentação Teórica

Authors

  • Igor Reszka Pinheiro Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Eugenio Andrés Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Abstract

Este artigo, por meio de um ensaio teórico, tem como objetivo aproximar os campos da administração e da ergonomia e, assim, reduzir os custos de gestão dos relacionamentos interorganizacionais. Para tal, sugere-se três alterações na estrutura do Balanced Scorecard: 1) conscientizar os envolvidos de que a sua implementação visa fomentar um sistema centrado em relacionamentos; 2) incluir em suas quatro perspectivas o nível de empoderamento individual; e 3) inserir relações causais cíclicas em sua representação gráfica. Desse modo, concilia-se o bem-estar individual com a eficiência empresarial, seja por meio de reestruturações organizacionais, seja por meio de maiores participações pessoais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Igor Reszka Pinheiro, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Designer, especialista em práticas pedagógicas interdisciplinares e doutor em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor e pesquisador no Centro Universitário de Brusque.

Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Desesigner e doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor e pesquisaador nos cursos de design e engenharia de gestão do conhecimento na mesma Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2014-12-27

How to Cite

PINHEIRO, Igor Reszka; MERINO, Eugenio Andrés Díaz. O Balanced Scorecard (BSC) como Ferramenta de Ergonomia Organizacional: Fundamentação Teórica. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 124–146, 2014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/5567. Acesso em: 23 nov. 2024.