The use of cardboard in the assistive communication of a deafblind student: experience report with tactile calendars

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796312242023180

Keywords:

deafblindness, assistive technology, calendar

Abstract

This work is an experience report in assisting a deafblind student. The objective is to present the teaching/learning process with assistive communication resources that overcome the difficulties encountered by the teacher. The need for students to understand the chronological division of time led to research that led to the construction of tactile calendars so that they could have access to this knowledge. The methodology used is based on the teacher's experience report, resulting in successful procedural appropriation by the student, proving that mediation, through these resources, contributed to the education of deafblind people.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Karen Bruggemann Faucz Andrade, Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de atendimento às pessoas com surdez

Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais e Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Especialização em Psicopedagogia (2005). É professora titular da Fundação Catarinense de Educação Especial e atualmente coordena o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de atendimento às pessoas com surdez - CAS/ FCEE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e também na Reabilitação Auditiva voltada à crianças surdas usuárias de Implante Coclear. 

Vanessa Paula Rizzotto, Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de atendimento às pessoas com surdez

Graduada em Letras - Português/Italiano pela UNIOESTE - PR (2005 - 2008) e licenciada em Educação Especial pela UNOESC - PARFOR (2009-2013); proficiente em LIBRAS - Aprovado no Exame Nacional de Certificação de Proficiência pelo INES/UFSC - PROLIBRAS (2015); pós-graduada em Libras pela UNIASSELVI (2012- 2013) e pós-graduada em Linguagens pela UFSC (2017-2019). Hoje atuo como professora e pedagoga no CAS/FCEE - Estado de Santa Catarina.

Suzi de Cougo Souto, Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de atendimento às pessoas com surdez

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Curso de Especialização em Educação de Surdos(2007). Curso de Especialização em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva (2013) Atualmente é Pedagoga do CAS ( Centro de Capacitação de profissionais e de Atendimento às pessoas com Surdez e professora de alunos surdocego). Tem experiência na área de Educação com alunos especiais. 

References

ARAUJO, Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de. Surdocegueira: intervenção e desafios de uma inclusão. Avesso do Avesso, Araçatuba, v. 15, n. 15, p. 62-79, nov. 2017. Disponível em:<https://feata.edu.br/downloads/revistas /avessodoavesso/v15_artigo05_inclusao.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2023.

CAMBRUZZI, Rita de Cássia Silveira. Recursos pedagógicos acessíveis ao aluno com surdocegueira por Síndrome de Usher: um estudo de caso. Tese apresentada à UFSCar, São Carlos, 2013. Disponível em: > https://repositorio.ufscar.br/bitstr eam/handle/ufscar/3130/5036.pdf?sequence=1>. Acesso em: 2 jun. 2023.

GALVÃO, Daiane Leszarinski. O ensino de geometria plana para uma aluna com surdocegueira no contexto escolar inclusivo.Dissetação apresentada à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus – Ponta Grossa, 2017. Disponível em: <https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2472/1/PG_PPGECT_M_Galv%C3%A3o%2C%20Daiane%20Leszarinski_2016.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2023.

SANTA CATARINA. Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Diretrizes para o atendimento educacional especializado (AEE) na rede regular de ensino de Santa Catarina [livro eletrônico].Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). – São José/SC: FCEE, 2021. Disponível em: <https://www.fcee.sc.gov.br/ informacoes/biblioteca-virtual/educacao-especial/temas-gerais/1400-diretrizes-para-o-atendimento-educacional-especializado-aee-na-rede-regular-de-ensino-de-santa-catarina>. Acesso em: 26 jul. 2023.

Published

2023-12-13

How to Cite

ANDRADE, Fernanda Karen Bruggemann Faucz; RIZZOTTO, Vanessa Paula; SOUTO, Suzi de Cougo. The use of cardboard in the assistive communication of a deafblind student: experience report with tactile calendars. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 180–186, 2023. DOI: 10.5965/2316796312242023180. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/24584. Acesso em: 23 nov. 2024.