Experiência do usuário e Design de Sistema Produto-Serviço: Uma reflexão sobre a contribuição da Psicologia Cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796308162019105Abstract
O Design de Sistema Produto-Serviço abrange a criação de artefatos e suas inter-relações, considerando dimensões tangíveis e intangíveis na estratégia de composição de uma determinada oferta. Para isso, é recomendável que o designer conheça o que o usuário pensa a respeito dos componentes desta oferta para, em projeto, encaminhar decisões coerentes às suas demandas. Porém, as metodologias de Design de SPS não tratam com objetividade a maneira de utilizar dados sobre o usuário, tampouco são claras quanto a forma de dar seu devido endereçamento ao projeto. Neste artigo analisamos um panorama dos métodos de Design de SPS existentes na literatura e que são orientados para a pesquisa sobre o usuário, e fazemos uma reflexão sobre como preencher esta lacuna através da Psicologia Cognitiva e sua Teoria dos Appraisals. Apresentamos como alcançar um entendimento qualificado sobre o usuário através da aplicação do Perfil de Concerns, recurso que instrumentaliza o designer para traduzir de maneira adequada dados do usuário como aplicá-los em projeto de maneira adequada ao SPS.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index