USO DO EYE TRACKING PARA OBTENÇÃO DE MEDIDAS QUANTITATIVAS EM TESTES DE USABILIDADE: UM ESTUDO FOCADO NA MEDIDA DA SATISFAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796306112017106Abstract
As três principais métricas adotadas para a avaliação da usabilidade são a eficácia, a eficiência e a satisfação. Porém, a satisfação é usualmente medida por meio de questionários, entrevistas ou protocolos verbais, o que gera resultados subjetivos e/ou dados qualitativos que podem não ser confiáveis. O eye tracking é uma ferramenta que vêm sendo utilizada em testes de usabilidade, trazendo dados quantitativos e , portanto, resultados mais precisos. O objetivo desta pesquisa é verificar se e como estão sendo feitas as medidas de satisfação utilizando o eye tracking. Para cumprir com este objetivo, foi realizada uma Revisão Sistemática nas principais bases de dados internacionais e nacionais, na busca por artigos publicados em periódicos e revisados por pares. Foram encontrados 90 resultados sobre este tema na data da pesquisa, porém, percebe-se que há um interesse crescente na área e algumas indicações de como os dados obtidos por meio do eye tracking podem ser utilizados para medir a satisfação do usuário em testes de usabilidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index