Quadrinhos Tátil: a Manufatura Rápida auxiliando na tecnologia assistiva para deficientes visuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796312242023138Palavras-chave:
HQ tátil, manufatura rápida, tecnologia assistivaResumo
Pessoas com deficiência visual necessitam do uso de tecnologias assistivas para acessar Histórias em Quadrinhos (HQ), como a escrita em braille e o desenho em alto-relevo. Em vista disso, este trabalho tem como objetivo aplicar o design ao desenvolvimento de uma HQ tátil para deficientes visuais. Utilizando a metodologia do design, com foco nas três macroáreas e a prototipagem iterativa. Um protótipo de HQ tátil foi desenvolvido ao final deste trabalho utilizando a tecnologia assistiva e a manufatura rápida para a inclusão de deficientes visuais.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Laura Campos. Redimensionando a linguagem das histórias em quadrinhos para incluir a pessoa com deficiência
visual. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Gestão da informação e do Conhecimento, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
BRAILE AUTHORITY OF NORTH AMERICA. 2010. Guidelines and
Standards for Tactile Graphics. Canadá, Estados Unidos: The Braille Authority Of North America, 2010. 362p. Disponível em: https://www.brailleauthority.org/tg/tg-pdf.zip. Acesso em: 25 jul. 2023.
BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília, CORDE, 2009, 138 p.
GODOY, Shirley Alves. Convivendo e aprendendo com a pessoa cega: Manual de orientações básicas para docentes e comunidades, p. 73 - 80. In: SEMINÁRIO SOBRE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR - O ESTUDANTE CEGO E SURDOCEGO, n. 3.
Anais do 3º Seminário Sobre Inclusão no Ensino Superior. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2012.
HCD. Human Centered Design: kit de ferramentas. Califórnia: IDEO, 2011. Disponível em: bit.ly/43Nn3lH. Acesso em: 28 jul. 2023.
BRAILE AUTHORITY OF NORTH AMERICA. 2010: Guidelines and
Standards for Tactile Graphics. Canadá, Estados Unidos: The Braile Authority Of North America, 2010. 362 p. Disponível em: https://www.brailleauthority.org/tg/tg-pdf.zip. Acesso em: 25 jul. 2023.
AZÉMA, Marc. Prehistoric Cave Art: from image to graphic narration. Paragraph, Edinburgh, v. 44, n. 3, p. 379-393, nov. 2021. Semestral. Edinburgh University Press. http://dx.doi.org/10.3366/para.2021.0377. Disponível em: https://www.euppublishing.com/doi/full/10.3366/para.2021.0377? role=tab. Acesso em: 25 jul. 2023.
RAMA, Angela. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. Editora Contexto, 2015.
JARCEM, René Gomes Rodrigues. História das histórias em quadrinhos. História, imagem e narrativas, v. 3, n. 5, p. 1-9, 2007.
EISNER, Will. Comics and sequential art: Principles and practices from the legendary cartoonist. WW Norton & Company, 2008.
Conheça o Brasil – População Pessoas com Deficiência. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551- pessoas-comdeficiencia.html . Acesso em 28 de julho de 2023. E IBGE 2012 - https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico- 2010.html?edicao=9749&t=destaques
Godoy SA. Convivendo e aprendendo com a pessoa cega: Manual de orientações básicas para docentes e comunidade. In: III SIES - Seminário sobre Inclusão no Ensino Superior O estudante cego e surdocego. Londrina: Universidade Estadual de Londrina; 2012.
Kintsch, A. and dePaula, R. A Framework for the Adoption of Assistive Technology. in
SWAAAC 2002: Supporting Learning Through Assistive Technology. 2002. Winter Park,
CO: Assistive Technology Partners
FROBOESE DA SILVA, Eloar et al. Impressão 3D aplicada à tecnologia assistiva. Revista
Destaques Acadêmicos, v. 12, n. 4, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-
v12i4a2020.2657. Disponível em: http://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2657. Acesso em: 01 dez.
Kapperman, G., Sticken, J., & Heinze, T. (2002). Survey of the use of Assistive Technology by Illinois Students who are Visually Impaired. Journal of Visual Impairment & Blindness, 96(2), 106-108. https://doi.org/10.1177/0145482X0209600205
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Human Factors in Design
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index