Jogos digitais como recurso de tecnologia assistiva na alfabetização de alunos com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796312242023048

Palavras-chave:

Alfabetização, educação básica, educação inclusiva

Resumo

Com o uso da tecnologia assistiva na educação, amplia-se a possibilidade de alunos com transtorno terem melhores condições de aprendizagem. O objetivo desse estudo é identificar em que aspectos os jogos digitais favorecem o processo de alfabetização de alunos com transtorno do espectro autista. O estudo foi fundamentado pela pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica. Foram avaliados seis jogos digitais com foco na alfabetização de crianças por seis professoras da educação básica. Observou-se, com o resultado da coleta de dados, que os jogos selecionados são adequados para crianças com transtorno do espectro autista e contribuem para o processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Eromi Izabel Hummel, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação, professora adjunta do curso de Pedagogia e Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede – PROFEI, pela Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana. E-mail: eromi.hummel@unespar.edu.br

Simone Ferreira, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Educação Inclusiva, pelo PROFEI, Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana, professora da educação básica na Secretaria Municipal de Educação de Apucarana de Marilândia do Sul, Paraná. E-mail: ferreirasimonep@hotmail.com

 

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

HUMMEL, Eromi Izabel; FERREIRA, Simone. Jogos digitais como recurso de tecnologia assistiva na alfabetização de alunos com transtorno do espectro autista . Human Factors in Design, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 048–057, 2023. DOI: 10.5965/2316796312242023048. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/24570. Acesso em: 27 abr. 2024.