Experiência do usuário e Design de Sistema Produto-Serviço: Uma reflexão sobre a contribuição da Psicologia Cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796308162019105Resumo
O Design de Sistema Produto-Serviço abrange a criação de artefatos e suas inter-relações, considerando dimensões tangíveis e intangíveis na estratégia de composição de uma determinada oferta. Para isso, é recomendável que o designer conheça o que o usuário pensa a respeito dos componentes desta oferta para, em projeto, encaminhar decisões coerentes às suas demandas. Porém, as metodologias de Design de SPS não tratam com objetividade a maneira de utilizar dados sobre o usuário, tampouco são claras quanto a forma de dar seu devido endereçamento ao projeto. Neste artigo analisamos um panorama dos métodos de Design de SPS existentes na literatura e que são orientados para a pesquisa sobre o usuário, e fazemos uma reflexão sobre como preencher esta lacuna através da Psicologia Cognitiva e sua Teoria dos Appraisals. Apresentamos como alcançar um entendimento qualificado sobre o usuário através da aplicação do Perfil de Concerns, recurso que instrumentaliza o designer para traduzir de maneira adequada dados do usuário como aplicá-los em projeto de maneira adequada ao SPS.
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