Proposição de um conjunto de recomendações de usabilidade direcionado ao desenvolvimento de sistemas móveis de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796311222022133

Palavras-chave:

heurísticas, usabilidade, aprendizagem móvel, design de interfaces

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em propor um conjunto de recomendações de usabilidade específicas para os sistemas móveis de aprendizagem. A partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, investigou-se o atual estado da arte acerca do desenvolvimento de heurísticas de usabilidade voltadas a este contexto de uso, e observou-se a aplicabilidade destas diretrizes por meio das interfaces do aplicativo educacional “Encceja”. Como resultado das análises propõe-se um conjunto de dez novas recomendações de usabilidade, integrando aspectos de design, navegabilidade e abordagens didáticas, simultaneamente. Destaca-se como diferencial deste composto de recomendações, a sua integralidade e adaptabilidade de uso, podendo ser aplicado em smartphones e tablets, e adequado para qualquer contexto educacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karolina Nunes Tolentino Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), com extensão complementar da graduação (graduação sanduíche) na Loyola University Chicago, em Illinois, EUA. Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019). Doutoranda em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina na área de Métodos e Fatores Humanos: Interfaces e Interações Cognitivas.

Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial - Design do Produto e Design Gráfico pela ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Hall Ceart (UDESC) e da Revista Human Factors in Design (PPGDESIGN/UDESC), docente e pesquisador na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, além de avaliador ad hoc do INEP/BASis, do Conselho Estadual de Educação CEE/SC e consultor ad hoc do CNPq.

Elton Moura Nickel, Universidade do Estado de Santa Catarina

É Doutor (2012) e Mestre (2009) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Engenharia do Produto e Processo e possui graduação em Design Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Foi Chefe do Departamento de Design (2015-2017) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design (2020-2022) da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Editor-Chefe da revista HFD - Human Factors in Design.

Referências

ANDRADE, M. V. M.; ARAÚJO JUNIOR, C. F.; SILVEIRA, I. F. Estabelecimento de critérios de qualidade para aplicativos educacionais no contexto dos dispositivos móveis (M-Learning). Ead em Foco, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 178-193, 2017.

BENSON, L. et al. Usability and instructional design heuristics for e-learning evaluation. In: BARKER, P.; REBELSKY, S. (Org.). World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, 2002. Proceedings of ED-MEDIA, Denver, p. 1615-1621.

CHAMMAS, A.; QUARESMA, M.; MONT'ALVÃO, C. Um enfoque ergonômico sobre a metodologia de design de interfaces digitais para dispositivos móveis. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 145-171, 2013.

COFRÉ, J. P. Usabilidad en u-Learning. Valparaíso, 2013. Dissertação (mestrado) - Pontificia Universidad Católica de Valparaíso.

D'CARLO, D.; BARBOSA, G. A. R.; OLIVEIRA, E. R. Proposta de um conjunto de heurísticas para avaliação da usabilidade de aplicativos móveis educacionais. Abakós, [s.l.], v. 5, n. 2, p. 16-35, 2017.

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014.

HUJAINAH, F. et al. New usability guidelines with implementation ways of mobile learning application based on mobile learning usability attributes. Indian Journal of Science and Technology, Chennai, v. 9, n. 37, p. 1-10, 2016.

INTERNATIONAL STANDARD ORGANIZATION. Ergonomics of human system interaction - Part 210: Human-centred design for interactive systems (9241-210). Génève: ISO, 2010.

INTERNATIONAL STANDARD ORGANIZATION. Ergonomic requeriments for office work with visual display terminals - Part 11: Guidance on usability (9241-11). ISO, 2002.

KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical Report, v. 2, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/302924724_Guidelines_for_performing_Systematic_Literature_Reviews_in_Software_Engineering. Acesso em: 20 out. 2021.

KUMAR, B. A.; GOUNDAR, M. S. Usability heuristics for mobile learning applications. Education and Information Technologies, [s.l], v. 24, n. 2, p. 1819-1833, 2019.

LIMTRAIRUT, P. Newly developed heuristics to evaluate m-learning application interface. In: 5th International Conference on Information Technology (InCIT), 2020. Chonburi, p. 197-201.

NIELSEN, J. Usability engineering. Elsevier, 1994.

NIELSEN, J; MARCK, R. Usability inspection methods. 1ª ed: New York: John Wiley & Sons, 1994.

NIELSEN, J. Usability inspection methods. In: Conference companion on human factors in computing systems, 1994. Boston, p. 413-414 Disponível em: https://rauterberg.employee.id.tue.nl/lecturenotes/0H420/Nielsen[1994].pdf. Acesso em: 20 out. 2021.

NIELSEN, J. 10 usability heuristics for user interface design. Nielsen Norman Group, v. 1, n. 1, 1995. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/. Acesso em: 21 out. 2021.

PREECE, J; ROGERS, Y; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

QUINTÃO, F. S.; TRISKA, R. Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. Infodesign, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 105-118, 2014.

RATHER, M. K.; RATHER, S. A. impact of smartphones on young generation. Library Philosophy and Practice, [s.l] v. 5, n. 4, p. 1-10, 2019.

ROGERS, Y.; SHARP, H; PREECE, J. Interaction design: beyond human-computer interaction. New York: John Wiley & Sons, 2002.

SANZ, F. et al. A set of usability heuristics and design recommendations for u-learning applications. In: LAFITI, Shahram (Org.). Information technology: new generations. Las Vegas: Springer International Publishing, 2016, p. 983-993.

SONEGO, A. H. S.; BEHAR, P. A. M-Learning: reflexões e perspectivas com o uso de aplicativos educacionais. In: Nuevas Ideas en Informática Educativa. Congresso Internacional de Informática Educativa, 2015. Santiago, p. 521-523.

SOUZA, E. D. A. Relação de Jovens Com o Saber: o uso de dispositivos móveis para aprender em uma escola profissionalizante do interior do Ceará. Ceará, 2018, Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará.

YANEZ, G.; CABALLERO, D. C.; SEVILLANO, J. L. Heuristic evaluation on mobile interfaces: a new checklist. The Scientific World Journal, London, v. 2014, p. 1-19, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

COSTA, K. N. T. .; SANTOS, F. A. N. V. dos; NICKEL, E. M. Proposição de um conjunto de recomendações de usabilidade direcionado ao desenvolvimento de sistemas móveis de aprendizagem. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 133-154, 2022. DOI: 10.5965/2316796311222022133. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/21481. Acesso em: 5 fev. 2023.