Representações psico-físicas do sári entre mulheres indianas em 2022
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630732023e2404Palavras-chave:
Sári/Saree, Indiano, Hindu, Tradição, drapejamento, feminilidade, qualidade, tradiçãoResumo
A história da vestimenta tradicional indiana não cortada, o Sári, remonta a uma vestimenta semelhante ao Sári traçada até a Civilização do Vale do Indo, que surgiu durante 2800-1800 a.C. no noroeste da Índia. A menção ao Sári evoluiu de śāṭikā no sânscrito, na literatura hindu e budista páli durante o século VI a.C., como vestimenta feminina. O estudo contou com uma amostra aleatória de 50 mulheres, a maioria delas trabalhadoras, para mapear a opinião imediata em relação ao uso de um Sári e também explorar as diferentes razões que influenciam a intenção de compra ou a frequência de uso entre as mulheres indianas. O estudo concluiu que, entre a faixa etária de menos de 25 anos a 75 anos, a maioria das mulheres sente prazer em usar o Sári de várias maneiras. A pureza do tecido e a qualidade são os aspectos mais importantes, enquanto algumas mulheres se preocuparam com o movimento/caminhada e o uso repetido. É importante ressaltar que a amostra deste estudo apreciou o uso do Sári e não apresentou problemas significativos com relação à forma de vesti-lo perante as espectadoras. Embora 6% das mulheres não tenham conseguido usar um Sári, 96% afirmaram sentir falta do Sári caso ele desaparecesse.
Downloads
Referências
ANSÁRI, Shoaib; TRIPATHI, Aditya. Developing Cultural Object Repository for Preservation of Banarasi Saree Designs. Library Philosophy and Practice, p. 1-13, 2021 Retrieved from: https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/5289
MAP Academy Encyclopedia of Art. Choli. 2022. Available at: https://mapacademy.io/article/choli/.
MAP Academy Encyclopedia of Art. Ghagra. 2022. Disponível em: https://mapacademy.io/article/ghagra/
MAP Academy Encyclopedia of Art. Dupatta. 2022. Disponível em: https://mapacademy.io/article/dupatta-/
TREHAN, Kulveen. Chapter 6: Saree as an Official Indian Dress at International Sports Events: A Critique. Sportswomen’s Apparel Around the World: Uniformly Discussed, 2021, 95-109.
GUPTA, Toolika. The effect of British Raj on Indian Costume. Process Arts, 2011.
UNESCO. Iconic Saree Weaving Clusters of India. 2014. Disponível em: https://whc.unesco.org/en/tentativelists/5890/)
Anon ND. Conflict in the Greek World – Ancient [online]. Available at: http://www.worldofgreece.weebly.com.[Accessed 11 June 17]
Anon. Indian Mughal Empire costumes [online]. Available at: http://world4.eu/indian-mughal-empirecostumes, 1858. [Accessed 20 May 17].
AYACHIT, Sanjeevani. Nauvari A Nine Yard Dream: A Study Of The Popularity Of The Traditional Saree, A Symbol Of Cultural Identity Of Maharashtra, India. 2019. International Journal of Modern Agriculture, v. 9, n. 3, p. 1153 - 1163. Retrieved from http://modern-journals.com/index.php/ijma/article/view/319
AZEVEDO, Jorge; MASCARENHAS, M. A. D.; MASCARENHAS, Ana. História da sericicultura em Portugal. Origem e utilização atual dos bichos-da-seda e da seda. 2015.
GURU, R.; GREWAL, D.; KUMAR, A. To Study the Creative Technique on Ikat Traditional Textile. Techniques and Innovation in Engineering Research Vol. 5, [S. l.], p. 172–184, 2023. DOI: 10.9734/bpi/taier/v5/4612C. Disponível em: https://stm.bookpi.org/TAIER-V5/article/view/9742.
JAYASOORIYA, U. G. L. B.; DE SILVA, Saliya; WANIGASUNDERA, Wanigasundera Appuhamillage Don Padmasiri. Impact Of Female School Teachers’dress Code On Job Performances: A Cross-Sectional Study In Saga City, Japan. Indonesian Journal of Social Research (IJSR), v. 2, n. 3, p. 170-182, 2020.
KAPUR CHISHTI, Rita; SINGH, Martand. Sáris of India: Tradition and Beyond. New Delhi, 2010.
KRAUSS, Jeffrey. Ikat, Kasuri and E-gasuri Background and Techniques. Washington DC, USA, 2006.
Kumar SS. Kannagi Statue [online], 2013. Available at: http://www.thehindu.com/features/friday-review/historyand- culture/reinventingsilappadikkaram/article5096394.ece.[Accessed 04 June 17].
SANSÉAU, Sylvie. Wearing the saree in India, in the region of Chhattisgarh: representations of the body and the person. 2007. https://www.researchgate.net/publication/278644332
Sharad K. Indian Saree draping blog, 2012. [online] Available at:http://indiansareedrapping.blogspot.in/2012/01/different-ways-to-drape-saree.html [Accessed 20 June 17]
Staff Sun. The Mughal Influence on Vaisnavism, 12. http://www.harekrsna.com/sun/features/05- 10/features1723.html. Accessed on 06 August 2018.
BEHERA, Sudarsan; KHANDUAL, Asimananda; LUXIMON, Yan. An Insight In To the Ikat Technology in India: Ancient To Modern Era. IOSR Journal of Polymer and Textile Engineering (IOSR-JPTE), 2019, 2348-0181.
PATKE, Pallavi. Fashionable Adaptation and Commercial Consumption of Indian Gold Embroidery and the Implicated Imperial Politics (c.1850‒1910). Textile, v. 13, n.2, p. 134-151, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/14759756.2015.1045194
Chakraborty, Ankita & Sen, Anjan. Re-positioning the Traditional Handloom Sari Heritage of Bengal – Studying the Role of Geographical Indications’. 2015.
WEBLIOGRAPHY
KHOSLA, Varuni. Young, rich Indians have started a gem of a trend as demand for rubies, sapphires grow. 2019. The Economic Times – Industry. Disponível em: https://economictimes.indiatimes.com/industry/cons-products/fashion-/-cosmetics-/-jewellery/young-rich-indians-have-started-a-gem-of-a-trend-as-demand-for-rubies-sapphires-grow/articleshow/71947700.cms.
RANIWALA, Praachi. O que entra na fabricação de um zari sári de ouro puro?. 2019. Vogue Índia. Disponível em: https://www.vogue.in/content/how-is-pure-gold-silk-saree-made-swati-sunaina
SAMITI, Dastkari Haat. Zari. 2018. Google Arts & Culture. Disponível em: https://artsandculture.google.com/partner/dastkari-haat-samiti?hl=en.
SURI, Charu. The surprising history of India’s vibrant sári tradition. 2020. National Geographic. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/travel/article/the-story-of-the-sári-in-india. Acesso em: 27 maio 2023.
WIKIPEDIA. Indus Valley Civilisation. s/d. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Indus_Valley_Civilisation#References.
WIKIPEDIA. Stanapatta. s/d. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Stanapatta
WIKIPEDIA. Sári. s/d. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Sári.
REFERÊNCIA DE IMAGENS
Fontes Figura 1.
Dhotis in Delhi; Wen-Yan King; c. 2007; Flickr A Bathing Scene at Benares; c. 19th century; Wellcome Collection
Fontes Figura 2
Skirt; Samod, Rajasthan, India; c. 1950; Cotton, Silk; 6301 cm x 37 cm; Museum of Art & Photography (MAP), Bangalore
Fontes Figura 3
Pehli Jhalak; Aristo Cine Service, Bombay, Maharashtra, India; c. 1955; Silver gelatin print- black and white; 20 x 25.3 cm; Museum of Art & Photography (MAP), Bangalore
A Bejewelled Maiden with a Parakeet; Deccan, Golconda, India; c. 1670–1700; Opaque watercolour and gold on paper; 22.2 x 31.8 cm; The Metropolitan Museum of Art
Fontes Figura 4
Bodice or Choli; Kachchh, Gujarat, India or Sindh, Pakistan; c. 1800s; Silk on silk satin with mirror-glass inserts, embroidery; 33 x 91.4 cm; Cleveland Museum of Art
Forsaken– Woman Wearing a Light Blue Choli; António Xavier Trindade, Bombay School; c. 1932; Oil on canvas; 109 x 92 cm; Fundação Oriente, Google Arts and Culture
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 vijaykumar salla
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".