Reflexões sobre as vestimentas das trabalhadoras populares de Belém, na primeira metade do século XX, a partir das pinturas de Carlos de Azevedo, Antonieta Feio e Andrelino Cotta

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DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630632022e2292

Parole chiave:

Mulheres Trabalhadoras, Vestimentas, Adornos

Abstract

O presente artigo procura refletir sobre os modos de vestir e de adornar das mulheres trabalhadoras que circulavam pelas ruas de Belém durante o século XX, utilizando como suporte reproduções de obras pictóricas, dos artistas paraenses Carlos de Azevedo, Antonieta Santos Feio e Andrelino Cotta. As reproduções configuram nas bases das análises das especificidades de tais modos, as quais são cruzadas com fontes textuais provenientes de livros e artigos científicos. São tratados os temas do uso de imagens nas pesquisas de História da Moda e da Indumentária, moda decolonial, a apresentação do locus amazônico, um breve panorama do trabalho feminino no século XX em Belém do Pará, seguido das análises das práticas vestimentares das trabalhadoras amazônicas, a partir das categorias das lavadeiras, das quitandeiras e das vendedoras ambulantes, e, por fim, das meretrizes. É importante ressaltar que mesmo diante das privações, essas mulheres materializavam, em suas vestimentas e adornos corporais, os signos sociais de suas profissões, demonstrando que a preocupação com a aparência também esteve presente em todas as camadas.

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Biografia autore

Amanda Gatinho Teixeira, Universidade Federal do Goiás (UFG)

Graduada em Artes (UFPA), especialista em Design (IESAM), mestre em Antropologia (UFPA) e doutoranda em Artes e Cultura Visual (UFG). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0991487149859516. E-mail: agteixeira10@gmail.com.

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Pubblicato

2022-10-01

Come citare

TEIXEIRA, Amanda Gatinho. Reflexões sobre as vestimentas das trabalhadoras populares de Belém, na primeira metade do século XX, a partir das pinturas de Carlos de Azevedo, Antonieta Feio e Andrelino Cotta. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5965/25944630632022e2292. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22292. Acesso em: 21 dic. 2024.