(Re)criar Fashion Contextual Studies:uma visão gerativa da Sociossemiótica no ensino superior de Moda e Design
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630512021055Parole chiave:
Socio-semiotics, Fashion Education, DiscursivisationAbstract
O artigo apresenta uma abordagem pedagógica no Ensino Superior de Artes e Design que não se fundamenta exclusivamente na Pedagogia, mas se desenvolve em torno da Sociossemiótica que deixa de ser uma teoria de análise crítica para se tornar uma ferramenta explorada em seu potencial gerativo, construindo práticas que serão colocadas em discurso. Desde a concepção do programa até a dinâmica nas sessões presenciais e online, o programa que constitui o caso principal deste trabalho foi idealizado, projetado e executado utilizando os princípios da Semiótica de Greimas (1986, 1987, 2002; GREIMAS & COURTÉS, 1993 ) e a Semiótica dos discursos e das interações desenvolvidas por Landowski (2004, 2005, 2009, 2010) e Oliveira (2002, 2013). O percurso pelas três marcas da discursivização – tempo, espaço e pessoa – permitirá a apresentação das teorias utilizadas na construção do programa e, ao mesmo tempo, a construção de pontes com outras áreas do conhecimento, incluindo a Pedagogia Crítica de Freire (1970), refletindo sobre a importância destas marcas no processo de construção de práticas educacionais que “fazem sentido”.
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