Análise estética comparativa entre figurinos criados por artista e por IA em quadrinhos de super-heroína

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965.25944630932025e7472

Mots-clés :

super-heróis, figurino, estética, inteligência artificial, análise comparativa

Résumé

O presente artigo investiga o processo de criação do design de figurinos em quadrinhos por meio de uma análise comparativa entre criações humanas e geradas por inteligência artificial (IA), tomando como objeto de estudo a personagem Wonder Woman. A pesquisa articula uma revisão bibliográfica com uma análise estética para examinar as diferenças formais e conceituais entre os figurinos criados por artistas e aqueles produzidos por sistemas de IA a partir de comandos textuais. O estudo discute o potencial e os limites das ferramentas de IA generativa no campo do design de figurinos, especialmente no que se refere à criatividade, coerência visual e fidelidade ao universo narrativo original. Os resultados revelam que, embora a IA consiga gerar soluções visuais sofisticadas, ainda apresenta dificuldades em capturar nuances interpretativas e estilísticas, que são próprias da criação artística humana. Assim, o trabalho contribui para o debate sobre metodologias em design e o papel da IA em processos criativos contemporâneos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Diego Moreau de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e Mestrado em Ciência da Linguagem pela UNISUL (2007). Foi professor e Coordenador do Curso de Publicidade, professor do curso de Jogos Digitais e da Pós Graduação em Mídias Digitais da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina de 2004 a 2017. Desde 2018 é sócio fundador da Skript Editora, atuando como editor e autor de quadrinhos e livros. Doutorando do curso de Design e Mídias da UFSC, desde março de 2024.

Letícia Debastiani Frana, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design da UFSC, linha de pesquisa: mídia. Entre 2021 e 2023, exerci o cargo de professora substituta nas áreas de Moda e Vestuário no IFSC - Campus Gaspar. Sou graduada em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 

Milton Luiz Horn Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) especialização em Engenharia Química (cerâmica) pela Universidade de Valencia - Espanha (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professor Titular do Departamento de Gestão, Mídias e Tecnologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Vice-diretor do Centro de Comunicação e Expressão, coordena os Laboratórios TECMIDIA e DesignLAB e participa dos programas de graduação em Animação (conceito 5-MEC) e pós-graduação em Design (conceito 6-CAPES). 

Références

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Cultrix, 1977.

Berleant, Arnold. Sensibility and Sense: The Aesthetic Transformation of the Human World. Imprint Academic. 2010.

BUSIEK, Kurt (roteiro); ROBBINS, Trina (roteiros e arte). The Legend of Wonder Woman. Série limitada, 4 edições, DC Comics, 1986.

CATALANO, Flávio Antonio. A Teoria do Leitor-Modelo, de Umberto Eco, e sua presença no romance “O Nome da Rosa”: O percurso epistemológico de Umberto Eco e sua consolidação nas teorias da Estética da Recepção. Unesp, 152p. Dissertação de Mestrado em - Letras, UNESP, Araraquara, 2023.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ECO, Umberto. Lector in fabula. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

HARVEY, R.C. Morrill Goddard: Godfather of the “comics”. Disponível em https://www.tcj.com/morrill-goddard-godfather-of-the-comics/ Acesso em: 11 jun. 2024.

JONES, Gerald. Homens do amanhã. São Paulo: Conrad, 2005.

KAUFMAN, Dora. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? Dora Kaufman - Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2018.

KAUFMAN, Dora. Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

LEONARDO.AI. Leonardo.Ai. Disponível em: https://leonardo.ai/. Acesso em: 10 ago. 2024.

LEPORE, Jill. A história secreta da Mulher‑Maravilha. Tradução: Érico Assis. Rio de Janeiro: BestSeller, 2017.

LIMA, Savio Queiroz. A História Estética da Mulher Maravilha: Vestuário e Padrões de Beleza Refletidos nas Histórias em Quadrinhos. In: Anais do XVIII Encontro de História da ANPUH-RJ: História e Parcerias, Niterói; 2018.

NOBLEMAN, Marc Tyler. Bill the Boy Wonder: The Secret Co-Creator of Batman. Illustrated by Ty Templeton. Watertown, MA: Charlesbridge, 2012.

OPPENLAENDER, Jonas; LINDER, Rhema; SILVENNOINEN, Johanna M. Prompting AI art: an investigation into the creative skill of prompt engineering. ArXiv, v. abs/2303.13534v3, 04 jul 2024. Disponível em: https://api.semanticscholar.org/CorpusID:257757206. Acesso em: 24 ago. 2024.

PERASSI, Richard. Do ponto ao pixel: sintaxe gráfica no videodigital – Florianópolis: CCE/UFSC, 2015.

PIERO, Christopher Kul-Want. Estética Una Guía Ilustrada – Reino Unido: Icon Books Ltda, 2010.

PIMENTEL, Carol et al. Amazona 80 anos da Mulher-Maravilha – Florianópolis: Skript, 2022.

SANTAELLA, Lucia. Estética: de Platão a Peirce. São Paulo: Editora C0D3S, 2017.

SILVA, Gislayne Vitorino dos Santos. Inteligência artificial generativa de imagem e a utilização não autorizada de obras que possuem direitos autorais. Recife, 2024. 35 p. Trabalho de conclusão de curso em Ciência da computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.

SMITH, Ethan. A traveler’s guide to the latent space. 2022. Disponível em: https://sweet-hall-e72.notion.site/A-Traveler-s-Guide-to-the-Latent-Space-85efba7e5e6a40e5bd3cae980f30235f. Acesso em 24 ago. 2024.

TRENDS, Google. Google Trends. 2024. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends/explore?geo=BR&q=%2Fg%2F11y2mr413g,%2Fg%2F11vm6jshm7,%2Fg%2F11ncmnnhcy,%2Fg%2F11t4b6xmqk,%2Fg%2F11tcd8vgn9 Acesso em: 30 ago. 2024.

Publiée

2025-10-01

Comment citer

CARVALHO, Diego Moreau de; FRANA, Letícia Debastiani; VIEIRA, Milton Luiz Horn. Análise estética comparativa entre figurinos criados por artista e por IA em quadrinhos de super-heroína. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5965.25944630932025e7472. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/27472. Acesso em: 1 oct. 2025.