Análise estética comparativa entre figurinos criados por artista e por IA em quadrinhos de super-heroína
DOI :
https://doi.org/10.5965.25944630932025e7472Mots-clés :
super-heróis, figurino, estética, inteligência artificial, análise comparativaRésumé
O presente artigo investiga o processo de criação do design de figurinos em quadrinhos por meio de uma análise comparativa entre criações humanas e geradas por inteligência artificial (IA), tomando como objeto de estudo a personagem Wonder Woman. A pesquisa articula uma revisão bibliográfica com uma análise estética para examinar as diferenças formais e conceituais entre os figurinos criados por artistas e aqueles produzidos por sistemas de IA a partir de comandos textuais. O estudo discute o potencial e os limites das ferramentas de IA generativa no campo do design de figurinos, especialmente no que se refere à criatividade, coerência visual e fidelidade ao universo narrativo original. Os resultados revelam que, embora a IA consiga gerar soluções visuais sofisticadas, ainda apresenta dificuldades em capturar nuances interpretativas e estilísticas, que são próprias da criação artística humana. Assim, o trabalho contribui para o debate sobre metodologias em design e o papel da IA em processos criativos contemporâneos.
Téléchargements
Références
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Cultrix, 1977.
Berleant, Arnold. Sensibility and Sense: The Aesthetic Transformation of the Human World. Imprint Academic. 2010.
BUSIEK, Kurt (roteiro); ROBBINS, Trina (roteiros e arte). The Legend of Wonder Woman. Série limitada, 4 edições, DC Comics, 1986.
CATALANO, Flávio Antonio. A Teoria do Leitor-Modelo, de Umberto Eco, e sua presença no romance “O Nome da Rosa”: O percurso epistemológico de Umberto Eco e sua consolidação nas teorias da Estética da Recepção. Unesp, 152p. Dissertação de Mestrado em - Letras, UNESP, Araraquara, 2023.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ECO, Umberto. Lector in fabula. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
HARVEY, R.C. Morrill Goddard: Godfather of the “comics”. Disponível em https://www.tcj.com/morrill-goddard-godfather-of-the-comics/ Acesso em: 11 jun. 2024.
JONES, Gerald. Homens do amanhã. São Paulo: Conrad, 2005.
KAUFMAN, Dora. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? Dora Kaufman - Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2018.
KAUFMAN, Dora. Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
LEONARDO.AI. Leonardo.Ai. Disponível em: https://leonardo.ai/. Acesso em: 10 ago. 2024.
LEPORE, Jill. A história secreta da Mulher‑Maravilha. Tradução: Érico Assis. Rio de Janeiro: BestSeller, 2017.
LIMA, Savio Queiroz. A História Estética da Mulher Maravilha: Vestuário e Padrões de Beleza Refletidos nas Histórias em Quadrinhos. In: Anais do XVIII Encontro de História da ANPUH-RJ: História e Parcerias, Niterói; 2018.
NOBLEMAN, Marc Tyler. Bill the Boy Wonder: The Secret Co-Creator of Batman. Illustrated by Ty Templeton. Watertown, MA: Charlesbridge, 2012.
OPPENLAENDER, Jonas; LINDER, Rhema; SILVENNOINEN, Johanna M. Prompting AI art: an investigation into the creative skill of prompt engineering. ArXiv, v. abs/2303.13534v3, 04 jul 2024. Disponível em: https://api.semanticscholar.org/CorpusID:257757206. Acesso em: 24 ago. 2024.
PERASSI, Richard. Do ponto ao pixel: sintaxe gráfica no videodigital – Florianópolis: CCE/UFSC, 2015.
PIERO, Christopher Kul-Want. Estética Una Guía Ilustrada – Reino Unido: Icon Books Ltda, 2010.
PIMENTEL, Carol et al. Amazona 80 anos da Mulher-Maravilha – Florianópolis: Skript, 2022.
SANTAELLA, Lucia. Estética: de Platão a Peirce. São Paulo: Editora C0D3S, 2017.
SILVA, Gislayne Vitorino dos Santos. Inteligência artificial generativa de imagem e a utilização não autorizada de obras que possuem direitos autorais. Recife, 2024. 35 p. Trabalho de conclusão de curso em Ciência da computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
SMITH, Ethan. A traveler’s guide to the latent space. 2022. Disponível em: https://sweet-hall-e72.notion.site/A-Traveler-s-Guide-to-the-Latent-Space-85efba7e5e6a40e5bd3cae980f30235f. Acesso em 24 ago. 2024.
TRENDS, Google. Google Trends. 2024. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends/explore?geo=BR&q=%2Fg%2F11y2mr413g,%2Fg%2F11vm6jshm7,%2Fg%2F11ncmnnhcy,%2Fg%2F11t4b6xmqk,%2Fg%2F11tcd8vgn9 Acesso em: 30 ago. 2024.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diego Moreau de Carvalho, Letícia Debastiani Frana, Milton Luiz Horn Vieira 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.