O ofício e o campo de atuação em design têxtil: um panorama no Brasil

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DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630732023e3797

Mots-clés :

design têxtil, design de superfície, design de estampa

Résumé

O design têxtil, que no Brasil é frequentemente associado ao design de estampas, compreende um amplo campo de atuação ao longo da cadeia produtiva têxtil-confecção. Este estudo, por sua vez, buscou caracterizar o ofício e enumerar as áreas de especialização em design têxtil no século XXI, a partir das descrições apresentadas em guias de profissão e manuais de carreira, das definições teóricas do design de superfície no que se refere ao têxtil, assim como termos adotados pelo mercado brasileiro, tendo concluído que, conforme a atividade se especializa em determinados elos da cadeia produtiva, novas áreas de atuação surgem e amplia-se a necessidade de sinergia entre os diversos designers participantes desta longa cadeia que contempla desde as fibras têxteis até a confecção do produto final.

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Bibliographies de l'auteur

Monika Debasa, Universidade de São Paulo

Docente da Faculdade Santa Marcelina. Designer, formada pela FAAP/SP (1992), especializada pela Universidade Anhembi Morumbi (2004), mestranda na EACH-USP

Cláudia Regina Garcia Vicentini, Universidade de São Paulo

Professora Livre-Docente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, formada em Engenharia Têxtil pela FEI (1990), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2010), na área de metodologia de projeto. Participa de grupos de pesquisas, coordenou projetos nacionais e internacionais e possui diversas publicações na área. Atualmente desenvolve pesquisas nas interfaces entre imagens, aparência e genêro.

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Publiée

2023-09-06

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DEBASA, Monika; REGINA GARCIA VICENTINI, Cláudia. O ofício e o campo de atuação em design têxtil: um panorama no Brasil. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 1–15, 2023. DOI: 10.5965/25944630732023e3797. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/23797. Acesso em: 19 mai. 2024.