Experiência e valor percebido pelos seguidores de marcas de moda no Instagram
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630532021246Mots-clés :
Instagram, Valor Percebido, Consumo de ModaRésumé
Este estudo tem como objetivo investigar a natureza da experiência dos seguidores de marcas de moda no Instagram. Para isso, empreendeu-se um levantamento bibliográfico sobre o Instagram, consumo e valor do consumidor. Optou-se por uma abordagem qualitiva, cujo método fora entrevistas em profundidade com 21 sujeitos. Fundamentada pela axiologia de Holbrook (1999), a investigação constatou que o valor percebido pelos seguidores de marcas de moda nessa rede social on-line é multidimensional, auto-orientado, hedônico, utilitário e pode ser discricionado em oito tipos: epistêmico, eficiência, excelência,estima, status, entretenimento, estética e ética. Observou-se que os tipos de valor sempre aparecem inter-relacionados e são muito relevantes para a percepção positiva das marcas pelos seus seguidores.
Téléchargements
Références
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 2. ed. Petropolis: Vozes, 2002.
BRADLEY, G. L.; SPARKS, B. A. Antecedents and consequences of consumer value: a longitudinal study of timeshare owners. Journal of Travel Research, v. 51, n. 2, p. 191-204, 2012.
CAMPBELL, C. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. São Paulo: Rocco, 2001.
CASALÓ, L. Understanding Consumer Interaction on Instagram: the role of satisfaction, hedonism, and content characteristics. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, v. 20, n. 6, p.1-7, jun. 2017.
CASTRO, G. G. S. Entretenimento, Sociabilidade e Consumo nas Redes Sociais: cativando o consumidor-fã. Fronteiras – estudos midiáticos, v. 14, n. 2, p. 133–140, 2012.
DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O Mundo dos Bens: uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: URFJ, 2009.
GODART, F. Sociologia da Moda. 1. ed. São Paulo: SENAC SP, 2010.
HEINONEN, K.; STRANDVIK, T.; VOIMA, P. Customer dominant value formation in service. European business review, v. 25, n. 2, p. 104-123, 2013.
HOLBROOK, M. B. Consumer Value. 1. ed. London: Routledge, 1999.
_________________ Consumption experience, customer value, and subjective personal introspection: An illustrative photographic essay. Journal of Business Research, v. 59, n. 6, p. 714-725, 2006.
MCCRACKEN, G. Cultura e Consumo: Uma Explicação Teórica da Estrutura e do Movimento do Significado Cultural dos Bens de Consumo. Rae, v. 47, n. 1, p. 99–115, 2007.
MICHELAT, G. Sobre a utilização da entrevista não diretiva em Sociologia. In: THIOLLENT, M. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Pólis, 1982. p. 194-212.
MIRANDA, A. P. DE. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
RECUERO, R.; AMARAL, A.; MONTEIRO, C. Fandoms, Trending Topics and Social Capital in Twitter. Selected Papers of internet Research, v. 1, n. 1, p. 1–14, 2012.
RELLING, M., SCHNITTKA, O., SATTLER, H., JOHNEN, M. Each can help or hurt: Negative and positive word of mouth in social network brand communities. International Journal of Research in Marketing, v. 33, n.1, p. 42-58, 2016.
ROVER, O. J. O Método Científico em Ciências Sociais: dos documentos, questionários e entrevistas à análise de enunciados. Revista Grifos, v. 21, n. 32-33, p. 13–28, 2012
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paula Elisa Hubner Duarte Lima 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

