Da Coleção ao Arquivo: considerações sobre o acervo de Rui Spohr
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630332019068Résumé
Neste artigo retomo alguns pontos abordados em minha tese de doutorado, que buscou compreender como o costureiro gaúcho Rui Spohr (1929-2019) construiu a sua imagem e seu espaço de atuação a partir de Porto Alegre. Aqui, levando em consideração o trabalho de enquadramento da memória, conforme Michael Pollak, busco demonstrar como o processo de organização da narrativa e da auto-imagem de Rui Spohr relacionam-se à constituição de seu acervo pessoal, um lugar de memória que, revisitado, se abre a novas possibilidades.Téléchargements
Références
ARTIÉRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 9-34, jul. 1998. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2061. Acesso em: 05 set. 2019.
BORTHOLUZZI, Juliana. O consumo acelerado direcionando o sistema da moda: o cluster criativo Pandorga loja coletiva. MODA DOCUMENTA – MODA E SOCIEDADE: percursos diversos, 5., São Paulo. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: MIMO, 2015. Disponível em: http://www.modadocumenta.com.br/anais/5-Moda-Documenta_07-Sessao-Tematica-Moda-e-Sociedade-percursos-diversos.php. Acesso em: 05 set. 2019.
GOMES, Angela de Castro. A guardiã da memória. Acervo: revista do arquivo nacional, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1-2, p. 17-30, jan./dez. 1996. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/538.pdf. Acesso em: 05 set. 2019.
MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas, estudos antropológicos sobre a cultura material. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2013.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, jun. 1989. ISSN 2178-1494. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2278. Acesso em: 21 fev. 2019.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-215, jul. 1992. ISSN 2178-1494. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1941. Acesso em: 21 Fev. 2019.
RENFREW, Colin, RENFREW, Elinor. Desenvolvendo uma coleção. Porto Alegre: Bookman, 2010.
ROCHEDO, Aline Lopes. Do croqui à academia: a biografia cultural de um vestido. 2015 Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/131647. Acesso em: 05 set. 2019.
SPOHR, Rui; VIEGAS-FARIA, Beatriz. Memória Alinhavadas. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1997.
STALLYBRAS. Peter. O casaco de Marx: roupas, memória e dor. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
TREPTOW, Doris. Inventando Moda: planejamento de coleção. São Paulo: ed. da autora, 2013.
VACCARI, Alessandra. Arquivos, arquivismo e design de moda: uma experiência prática. Revista dObras, Florianópolis, v.5, n.12, 2012, p.50-57.
VACCARI, Alessandra. Autobiografias de designers de moda como ferramenta para pesquisa histórica. Modapalavra, Florianópolis, ano 8, n. 16, p. 8, jul-dez 2015. Disponível em: http://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x0816201 5005/4636. Acesso em: 22 fev. 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

