CONSTRUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE UM CAMPO DO SABER: O DESIGN DE MODA NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630322019009Résumé
Este artigo busca refletir o processo de construção e legitimação de um campo do saber acadêmico, particularmente o campo do Design de Moda, que surge no Brasil a partir de 2004, quando o Ministério da Educação instituiu que todos os cursos de moda do país deveriam se enquadrar ao campo do Design, orientando-se por suas respectivas diretrizes curriculares. Apresenta também como esse processo ocorreu no Brasil, em aceites e resistências. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista como principal fonte dos dados que nortearam as nossas reflexões acerca do tema. Os resultados apontaram um campo ainda em construção, com a clara disputa de poder entre os dominantes – designers e os dominados – estilistas.
Téléchargements
Références
BOURDIEU, P. Algumas propriedades dos campos. In: BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
CHRISTO, D. Desiner de moda ou estilista? Pequena reflexão sobre a relação entre noções e valores do campo da arte, do Design e da Moda. In: PIRES, D. Design-Moda – olhares diversos. (org.) São Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2008.
CHRISTO, D. Estrutura e funcionamento do campo de produção de objetos do vestuário no Brasil. Tese. 146 f. Rio de Janeiro: PUC, 2013.
CHRISTO, D. CIPINIUK, A. Estrutura e funcionamento do campo de produção de objetos do vestuário no Brasil. Fortaleza: UFC, 2013. Anais Colóquio de Moda.
PIRES, D. [et.al]. Design-moda – olhares diversos. São Paulo: Editora Estaçao das Letras e Cores, 2008.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em www.emec.mec.gov.br. Acesso em março de 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em http://emec.mec.gov.br/ . Acesso em 10 de março de 2019
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.