PRÁTICAS INCLUSIVAS: SEMINÁRIO MODA INCLUSIVA FORTALEZA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630322019080

Résumé

A ação de extensão Seminário Moda Inclusiva 2017 buscou ampliar as discussões sobre moda e deficiência, aprofundando as possibilidades do binômio Moda e Design com o propósito de contribuir para a melhor qualidade de vida de Pessoas com Deficiência (PCDs) considerando aspectos como ergonomia, beleza e conforto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fernanda Cristina Castelo de Lima Martins, Universidade de Fortaleza

Graduada em Design de Moda pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2016.1). Possui mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2001) e graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR (1991). Assumiu o cargo de professora substituta da Universidade Federal do Ceará, no Curso de Enfermagem, no ano de 2006. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva: gestão do trabalho e da educação em saúde, mercado de trabalho e saúde mental. Na área da moda, vem direcionando suas atuações para o segmento da moda inclusiva e de práticas voltadas à sustentabilidade e ao artesanato, como o upcycling associado ao bordado.

Maria Fabíola Fonseca Mourão Teixeira, Universidade de Fortaleza

Mestranda em Ciências da Cultura pela Universidade de Trás- os- Montes e Alto Douro em Vila Real- Portugal (2015-2016) Especialista em Engenharia Têxtil (2002) pelo Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Pedagogia (2000) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente, é professora do Curso de Graduação Executiva de Design de Moda da Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem interesse e experiência em Moda com ênfase em computação aplicada e têxteis, atuando principalmente nos seguintes temas: confecção, modelagem, CAD e fibras têxteis.

Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Bacharelado em Design-Moda / Instituto de Cultura e Arte / UFC. Doutora em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho-PT, área de conhecimento Gestão e Design, com a Tese Optimização do design total de malhas multifuncionais para utilização em vestuário desportivo, Projeto apoiado pelo Programa Alban  e contemplado pelo Programa ID&T-PT. Mestre em Economia Rural (UFC), com a tese Aspectos socioeconômicos do artesanato em comunidades rurais no Ceará – o bordado de Itapajé-Ce. Especialista em Engenharia Têxtil (UFC), com a monografia Fibras têxteis: uma abordagem de proteção. Graduada em Economia Doméstica (UFC). Coordenadora do Grupo de estudos em ergonomia, modelagem e materiais (GEEMM), dos Projetos Fundamentos de design para artesãos, Artesanato competitivo, Estratégias de valorização do curso de Design-Moda perante os estudantes e o mercado, Estratégias de combate à evasão do estudante de Design-Moda. Professora colaboradora do CNPq no Projeto de Pesquisa e Extensão Monitoramento e Avaliação dos Territórios Rurais Cearenses - área de concentração: confecção e artesanato.

Références

AULER, D. A moda inclusiva. Revista dObra[s], 2014. Disponível em: <http://modainclusiva.sedpcd.sp.gov.br /pdfs/Revista_Dobras.pdf>. Acesso em: 14 out. 2016.

AULER, D. Os passos da moda inclusiva. IN: AULER, D.; SANCHES, G. (ORGS.) 9º Concurso Moda Inclusiva. Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência. São Paulo: Estação das Letras e Cores; SEDPCD, 2017, p. 135-143.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015.

BRASIL. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) / Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência/Luiza Maria Borges Oliveira. Cartilha do Censo 2010 Pessoas com deficiência. Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012, p.32.

BRITO, I. J.G de; SATO, J.H.; Moda e inovação: desenvolvimento de roupas para pessoas c deficiência. IN: AULER, D.; SANCHES, G. (ORGS.) 9º Concurso Moda Inclusiva. Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência. São Paulo: Estação das Letras e Cores; SEDPCD, 2017, pp.145-155.

CAMBIAGHI, S; YOUSSEF, A. Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. São Paulo: SENAC. 269 p, 2007.

CEARÁ. Secretaria de Planejamento e Gestão-SEPLAG. Instituto de Pesquisas do Ceará-IPECE. Panorama das pessoas portadoras de alguma deficiência no Ceará. In: Enfoque Econômico, Nº 23, fev. 2012. Disponível em: <http://goo.gl/WJHuos> Acesso em: 10 abr. 2016.

DIÁRIO DO NORDESTE. Anuário da moda do Ceará. 2013/2014. Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, 2015.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm.> Acesso em: 17 out. 2016.

MACHADO, I. P. R. O olhar expandido e a moda. Uma necessidade do homem corporificar suas possibilidades de ver. IN: AULER, D.; SANCHES, G. (ORGS.) 9º Concurso Moda Inclusiva. Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência. São Paulo: Estação das Letras e Cores; SEDPCD, 2017, pp. 103-110.

MARIANO, R. F. G. A moda como um agente de inclusão social para a pessoa com deficiência visual. IN: AULER, D.; SANCHES, G. (ORGS.) 9º Concurso Moda Inclusiva. Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência. São Paulo: Estação das Letras e Cores; SEDPCD, 2017, pp. 170-182.

MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014.

RONCOLETTA, R. Possíveis inclusões sociais através da estética no design de calçados. IN: Metáforas da Arte, 4. 2007, São Paulo: Ensaio... São Paulo: ECA –USP, 2007.6p. Disponível em:

http://www.academia.edu/downloud/30523137/poss_c3_adveis_inclus_c3_b5es _sociais_estetica_nos_cal_c3_a7ados_mariana_raquel_roncoletta. pdf. Acesso em: 12 mar. 2016.

SIMÕES, M. Moda e pessoas com outras potências. IN: AULER, D.; SANCHES, G. (ORGS.) 9º Concurso Moda Inclusiva. Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência. São Paulo: Estação das Letras e Cores; SEDPCD, 2017, SEDPCD, 2017, pp. 94-101.

STEINFELD, E.; TAUKE, B. Universal design. 17 ways of thinking and teaching, Oslo: Husbanken, 2002, p. 165-189.

Téléchargements

Publiée

2019-11-28

Comment citer

MARTINS, Fernanda Cristina Castelo de Lima; TEIXEIRA, Maria Fabíola Fonseca Mourão; FILGUEIRAS, Araguacy Paixão Almeida. PRÁTICAS INCLUSIVAS: SEMINÁRIO MODA INCLUSIVA FORTALEZA – RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 080–095, 2019. DOI: 10.5965/25944630322019080. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14572. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Ouvertures Transversales