PRÁTICAS INCLUSIVAS: SEMINÁRIO MODA INCLUSIVA FORTALEZA – RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630322019080Résumé
A ação de extensão Seminário Moda Inclusiva 2017 buscou ampliar as discussões sobre moda e deficiência, aprofundando as possibilidades do binômio Moda e Design com o propósito de contribuir para a melhor qualidade de vida de Pessoas com Deficiência (PCDs) considerando aspectos como ergonomia, beleza e conforto.
Téléchargements
Références
AULER, D. A moda inclusiva. Revista dObra[s], 2014. Disponível em: <http://modainclusiva.sedpcd.sp.gov.br /pdfs/Revista_Dobras.pdf>. Acesso em: 14 out. 2016.
AULER, D. Os passos da moda inclusiva. IN: AULER, D.; SANCHES, G. (ORGS.) 9º Concurso Moda Inclusiva. Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência. São Paulo: Estação das Letras e Cores; SEDPCD, 2017, p. 135-143.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015.
BRASIL. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) / Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência/Luiza Maria Borges Oliveira. Cartilha do Censo 2010 Pessoas com deficiência. Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012, p.32.
BRITO, I. J.G de; SATO, J.H.; Moda e inovação: desenvolvimento de roupas para pessoas c deficiência. IN: AULER, D.; SANCHES, G. (ORGS.) 9º Concurso Moda Inclusiva. Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência. São Paulo: Estação das Letras e Cores; SEDPCD, 2017, pp.145-155.
CAMBIAGHI, S; YOUSSEF, A. Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. São Paulo: SENAC. 269 p, 2007.
CEARÁ. Secretaria de Planejamento e Gestão-SEPLAG. Instituto de Pesquisas do Ceará-IPECE. Panorama das pessoas portadoras de alguma deficiência no Ceará. In: Enfoque Econômico, Nº 23, fev. 2012. Disponível em: <http://goo.gl/WJHuos> Acesso em: 10 abr. 2016.
DIÁRIO DO NORDESTE. Anuário da moda do Ceará. 2013/2014. Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, 2015.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm.> Acesso em: 17 out. 2016.
MACHADO, I. P. R. O olhar expandido e a moda. Uma necessidade do homem corporificar suas possibilidades de ver. IN: AULER, D.; SANCHES, G. (ORGS.) 9º Concurso Moda Inclusiva. Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência. São Paulo: Estação das Letras e Cores; SEDPCD, 2017, pp. 103-110.
MARIANO, R. F. G. A moda como um agente de inclusão social para a pessoa com deficiência visual. IN: AULER, D.; SANCHES, G. (ORGS.) 9º Concurso Moda Inclusiva. Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência. São Paulo: Estação das Letras e Cores; SEDPCD, 2017, pp. 170-182.
MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014.
RONCOLETTA, R. Possíveis inclusões sociais através da estética no design de calçados. IN: Metáforas da Arte, 4. 2007, São Paulo: Ensaio... São Paulo: ECA –USP, 2007.6p. Disponível em:
http://www.academia.edu/downloud/30523137/poss_c3_adveis_inclus_c3_b5es _sociais_estetica_nos_cal_c3_a7ados_mariana_raquel_roncoletta. pdf. Acesso em: 12 mar. 2016.
SIMÕES, M. Moda e pessoas com outras potências. IN: AULER, D.; SANCHES, G. (ORGS.) 9º Concurso Moda Inclusiva. Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência. São Paulo: Estação das Letras e Cores; SEDPCD, 2017, SEDPCD, 2017, pp. 94-101.
STEINFELD, E.; TAUKE, B. Universal design. 17 ways of thinking and teaching, Oslo: Husbanken, 2002, p. 165-189.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, Maria Fabíola Fonseca Mourão Teixeira, Fernanda Cristina Castelo de Lima Martins 2019

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
 1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
 2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
 Conformément aux conditions suivantes:
 1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
 2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence.
- Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.
 
							


