Valoração dos Cursos de Moda segundo o nome e grau acadêmico

Auteurs

  • Adriana Tulio Baggio UTFPR (pós-doc no PPG em Tecnologia e Sociedade); Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP (pesquisadora); UFPR (graduanda em Letras) http://orcid.org/0000-0002-5016-1289

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630122018093

Résumé

Este trabalho apresenta uma análise quantitativa da presença de cursos superiores em moda no Brasil segundo o nome e o grau acadêmico. Considerando que a maior parte dos cursos chamados Design de Moda é ofertada em grau tecnológico, que a maior parte dos cursos chamados Moda é oferta em grau bacharelado, e que esta divisão manifesta certas valorações sobre o ensino de moda, como se dá essa relação nas regiões brasileiras e nas instituições públicas e privadas? Secundariamente, qual a possível explicação para predominância de cursos tecnológicos na moda, o que destoa da média nacional? Estas questões são investigadas a partir da observação de dados numéricos, disponibilizados pelo Ministério da Educação em diferentes fontes, e pela consulta a edições do Catálogo Nacional de Cursos de Tecnologia. Os resultados mostram que os cursos de Design de Moda tecnológicos são maioria tanto em instituições privadas quanto públicas. Nestas últimas, porém, eles são ofertados nos Institutos Federais e nas Universidades Tecnológicas. Universidades federais e estaduais ofertam mais cursos de bacharelado em Moda. Nota-se, portanto, uma homologação de elementos valorados positivamente: Moda, bacharelado, universidade pública. Quando à predominância dos tecnológicos na moda, além das questões de regulamentação e incentivo governamental, uma outra causa possível seria um efeito de sentido de maior acessibilidade para a formação nesta área proporcionada por esse grau acadêmico, em relação ao bacharelado.

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Biographie de l'auteur

Adriana Tulio Baggio, UTFPR (pós-doc no PPG em Tecnologia e Sociedade); Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP (pesquisadora); UFPR (graduanda em Letras)

Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFPR); mestre em Letras (UFPB); doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Atualmente faz estágio pós-doutoral no PrPG em Tecnologia e Sociedade da UTFPR. Cursa também a graduação em Letras na UFPR.

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Publiée

2018-02-01

Comment citer

BAGGIO, Adriana Tulio. Valoração dos Cursos de Moda segundo o nome e grau acadêmico. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 093–115, 2018. DOI: 10.5965/25944630122018093. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11642. Acesso em: 21 déc. 2024.