Artes e Currículo: trajetórias e narrativas docentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630332019099

Resumen

O artigo Artes e currículo: trajetórias e narrativas docentes estuda os programas curriculares na área de Artes Visuais vigentes em instituições públicas de ensino das secretarias municipal, estadual, federal e também em (algumas) instituições privadas na cidade do Rio de Janeiro. O entendimento acerca dos programas curriculares de Artes Visuais torna-se pertinente para a formação e interesse acadêmico-profissional de pesquisadores envolvidos na Iniciação Científica (PIBIC) de uma universidade pública. Tais currículos voltados à educação básica e institucionalizados nas respectivas escolas selecionadas na pesquisa são percebidos através das seguintes vias metodológicas: das orientações curriculares - entendidas como apoio metodológico para os docentes - às entrevistas, propriamente ditas, com alguns docentes de certas instituições sobre suas trajetórias cotidianas - isto é, como os docentes articulam artisticamente o repertório imagético da historiografia da arte e da cultura visual, por exemplo, nos planejamentos de curso. Os resultados aqui por ora apresentados prosseguem com a finalidade de impulsionar a pesquisa autoral docente voltada à dinamização curricular na área de Artes Visuais na educação básica, considerando-se as especificidades das diferentes realidades escolares e as urgências cotidianas do imaginário cultural dos discentes na atualidade.

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Biografía del autor/a

Christiane Pereira Arcuri, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica / PPGEB; Instituto de Aplicação / CAp e Instituto de Artes / IART.

Professora Adjunta de Artes Visuais e História da Arte do Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - PPGEB; Instituto de Aplicação - CAp e do Instituto de Artes - IART, UERJ.

Marco Antonio da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciando em Artes Visuais / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista PIBIC

Bianca da Fonseca Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licencianda em Artes Visuais / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista PIBIC

Jandira da Silva Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licencianda em Artes Visuais / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista PIBIC

Caroline Greco Gioia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licencianda em Artes Visuais / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista PIBIC

Ana Clara Souza Gomes, UERJ

Licencianda em Artes Visuais / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista PIBIC

Citas

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Publicado

2019-11-28

Cómo citar

ARCURI, Christiane Pereira; SILVA, Marco Antonio da; COSTA, Bianca da Fonseca; OLIVEIRA, Jandira da Silva; GIOIA, Caroline Greco; GOMES, Ana Clara Souza. Artes e Currículo: trajetórias e narrativas docentes. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 3, p. 099–112, 2019. DOI: 10.5965/25944630332019099. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/15932. Acesso em: 13 may. 2024.