A materialist perspective for art teaching: research issues

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e4875

Keywords:

marxist method, research in art, historical-critical pedagogy, art teaching

Abstract

The article highlights the epistemological and methodological principles of historical-dialectical materialism (MARX, 2010) and its approach to the teaching of Visual Arts based on the contributions of Historical-Critical Pedagogy (SAVIANI, 2012; 2020). To this end, we will first discuss the issue of the Marxist method and its interpretation in art research (LUKÁCS, 2018; VÁZQUEZ, 1978).   Next, we will approach the teaching of Art in the capitalist school considering the need for an education that counteracts alienation and fulfills the function of transmitting systematized knowledge to new generations. In this aspect, Historical-Critical Pedagogy presents itself as a revolutionary pedagogical perspective by reaffirming the importance of school education for the formation of class consciousness and a condition for human emancipation. In this aspect, Historical-Critical Pedagogy presents itself as a revolutionary pedagogical perspective by reaffirming the importance of school education for the formation of class consciousness and a condition for human emancipation. Finally, we conclude that establishing a dialogue between the theoretical contribution of Marxism and the teaching of Visual Arts implies assuming a political and pedagogical posture committed to the development of humanity in its richest formative possibilities. 

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Author Biographies

Janedalva Pontes Gondim, Federal University of São Francisco Valley

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Professora Adjunta nos cursos de Artes Visuais e Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional-ProfSocio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Integra o Projeto bilateral intitulado: Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRARG).

Rosana Soares, Federal University of Recôncavo da Bahia

Pós Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - UDESC. Especialização no Ensino da Arte: Fundamentos Estéticos e Metodológicos pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Possui graduação em Artes Visuais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB no Centro de Artes, Humanidades e Letras. Participa do OBSERVATORIO: Formação de professores de artes na América Latina. Atuou como Professora Colaboradora do Curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG e da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Participou do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR.

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Santa Catarina State University

Graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) na linha de mídia e conhecimento. Em 2010 realizou Estágio de Pós-doutorado na Universidad de Sevilla/Espanha desenvolvendo pesquisa junto a Escola da Organización Nacional de Ciegos Espanõles. Em 2011 desenvolveu Estágio de Pós Doutoramento na Universidad Nacional Del Arte - IUNA em Buenos Aires, Argentina . Desenvolveu pesquisa junto ao setor educativo do MALBA - Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. É professora titular do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua como professora do Mestrado e doutorado em Artes Visuais (PPGAV), no mestrado e doutorado em Educação (PPGE) e no mestrado profissional de Artes (PROFARTES) UDESC. Linha de investigação Ensino de Arte. Tem experiência na área de Educação na interface com a Arte, atuando com ênfase na formação de professores, ensino de artes e as tecnologias. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - UDESC de 2011 a 2014. Coordenou em conjunto com a professora doutora Regina Finck Chambeck o PIBID Interdisciplinar da UDESC entre os anos de 2014 a 2017 e foi Diretora Geral do CEART entre 2017 e 2021. Coordenou o sub-projeto Artes Residência Pedagógica entre 2020 e 2022 e o novo projeto do Residência Artes a partir de 2022. Atualmente coordena o Projeto bilateral intitulado: Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRARG) e o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores - LIFE-CEART-UDESC . Coordena o Programa PROFARTES - UDESC. É autora de diferentes publicações voltadas ao público das licenciaturas em Artes Visuais

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Published

2024-03-08

How to Cite

GONDIM, Janedalva Pontes; SOARES, Rosana; SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da. A materialist perspective for art teaching: research issues. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e4875. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24875. Acesso em: 21 dec. 2024.