The remediation of media elements: a case study based on the silver age Batman comics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630712023e2534

Keywords:

Remediation, Silver Age, Television

Abstract

Remediation is understood as the process of renewing old content, carried out by new media. The emblematic character of the DC Comics comics (Batman), since its origin in 1939, is considered one of the most well-known and popular, being part of the daily lives of thousands of people in the world and adapting to various media, from analogue to digital over the decades. Therefore, the objective of the present study was to analyze and identify how remediation helped to maintain the status of the Batman character during the Silver Age of comics (1956-1969). For this purpose, a qualitative approach common in, of a basic nature, is used, exploratory studies with bibliographic references related to the topic As a result, it is suggested that remediation stands out as an element of renewal of the medium, as well as helping to popularize a culture of characters.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eduardo Evangelista, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui mestrado em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC (2015). Atualmente é professor da Faculdade SATC, nas áreas de Design e Jornalismo.

Claudelino Martins Dias Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Administração pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (RS) (1994), Especialização em Gestão Estratégica dos Recursos Empresariais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (RS) (1996), Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEP) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (SC) (2003), Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC em Regime de Co-Tutela com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa - FCT/UNL (Portugal) (2008). Tem experiência na área de Engenharia de Produção e trabalha com temas relacionados à tomada de decisão, empresas industriais, arranjos produtivos locais, clusters, competitividade e simulação. É Professor do Departamento de Ciências da Administração (CAD) e, atualmente, do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós Graduação em Design, Mídias e Tecnologia (PósDesign) na UFSC.

References

ALVES, Jailda Passos; SALVADORI, Juliana Cristina. Jessica Jones: remediação das graphic novels para a websérie. Revista Falas Breves, Breves, p. 44-56, mar. 2019. Anual. Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó.

BARROS. Ana Cirne Paes de; POSHAR. Andréa; NOBRE, Cândida; VIEIRA, Danielle. Multissensorialidade e Transparência nos Dispositivos Tecnológicos: o Fascínio Exercido Pela Apple. XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 34, 2011, Recife: Itercom e Unicap, 2011. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-2876-1.pdf . Acesso em: 5 jul. 2021.

BEARD, Jim; et al. American Comic Book Chronicles: the 1970s. North Carolina: Twomorrows Publishing, 2014.

BOLTER, J. D. & GRUSIN, R. Remediation: Understanding New Media. Cambridge: The MIT Press, 2000.

BROOKER, Will. Batman Unmasked: analyzing a cultural icon. New York: Bloomsbury, 2001.

BRIDI, Natália. A popularidade de Batman sempre estará ligada a Adam West: diz comunicado oficial da DC Entertainment: Geoff Johns e Jim Lee falam sobre importância do ator para os quadrinhos. 2017. Omelete. Disponível em: https://www.omelete.com.br/series-tv/a-popularidade-de-batman-sempre-estara-ligada-a-adam-west-diz-comunicado-oficial-da-dc-entertainment. Acesso em: 5 jul. 2021.

CANAVILHAS, João. Da remediação à convergência: um olhar sobre os media portugueses. Brazilian Journalism Research, Brasília, DF, v. 8, n. 1, p. 7-21, 2012. Trianual. Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília (UnB).

CARDOSO, Karina Caramés Darriba; BONA, Rafael Jose. A narrativa transmídia no universo do personagem Batman em diferentes produtos midiáticos. Revista Cambiassu, São Luís, MA, v. 16, n. 19, p. 305-320, jul./dez. 2016.

DAVIS, Justin. A história do Batman nos games: 80 anos de existência e muitos jogos. 80 anos de existência e muitos jogos. 2020. IGN Brasil. Disponível em: https://br.ign.com/batman-2/72032/feature/a-historia-do-batman-nos-games. Acesso em: 01 set. 2022.

FADEL, Luciane Maria; Remediando objetos de aprendizagem: como acentuar a acessibilidade. In: Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2018. p. 210 -218.

FRANCO, Edgar Silveira. Hqtrônicas: Do suporte papel à rede Internet. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2004.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

MICONI, Andrea; SERRA, Marcelo. On the Concept of Medium: an empirical study. International Journal Of Communication, Los Angeles Ca, v. 13, n. 1, p. 3444-3461, 2019. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/10751. Acesso em: 6 jul. 2021.

ORIGEM SECRETA: A história da DC Comics. Direção de Mac Carter. DC Entertainment: Estados Unidos: 2010. 1 [DVD] (90 min.), son., color.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REINHART, Mark S.. The Batman Filmography. 2. ed. North Carolina: McFarland & Company, Inc., Publishers, 2013.

SONTAG. Susan. Notas sobre Camp. Partisan Review.1964 Disponível em: https://perspectivasqueeremdebate.files.wordpress.com/2014/06/susan-sontag_notas-sobre-camp.pdf . Acesso em: 6 jul. 2021.

SRBEK, Wellington. Super-Heróis: um fenômeno dos quadrinhos. Ebook. Balão Editorial, 2017.

TAVARES, Dickson De Oliveira. Batman: uma luz sobre o cavaleiro das trevas -Mediações, Midiatizações, Transmidiações. Dissetação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programas de Pós-Graduação em Estudos da Mídia. Orientador: Prof. Dr. marcelo Bolshaw Gomes. 2017.

TILLEY, CAROL. Os leitores de histórias em quadrinhos no meio das mentiras de Fredric Wertham. 9ª Arte (São Paulo), vol. 8, n. 1. 2019.

UOL. Estas são as 5 séries de quadrinhos mais vendidas de todos os tempos. 2017. Start uol. Disponível em: https://www.uol.com.br/start/listas/estas-sao-as-5-series-de-quadrinhos-mais-vendidas-de-todos-os-tempos.htm. Acesso em: 5 jul. 2021.

VARONI, Marília. Saiba qual é a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada: visitar ambientes sem sair do lugar ou explorar novidades onde você está: aprenda a diferença entre as tecnologias. 2018. TechTudo. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/01/saiba-qual-e-a-diferenca-entre-realidade-virtual-e-realidade-aumentada.ghtml. Acesso em: 1 set. 2022.

VASCONCELOS, Ana. Guia A História: Televisor: uma janela para o mundo. a incrível história da invenção que mudou a maneira de se ver a realidade. 2. ed. São Paulo: On Line Editora, 2016.

VIANA, Nildo; REBLIN, Juri Andréas. Super-heróis, cultura e sociedade: aproximações multidisciplinares sobre o mundo dos quadrinhos. Aparecida, São Paulo: Ideias & Letras, 2011.

VINHA, Felipe. Review Batman Arkham VR: seja o Batman, mas por um curto período de tempo. 2016. Techtudo. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/review/batman-arkham-vr.html. Acesso em: 6 jul. 2021

WELDON, Glen. A Cruzada Mascarada: Batman e o nascimento da cultura nerd. Brasil: Pixel, 2018.

Published

2023-02-01

How to Cite

EVANGELISTA, Eduardo; DIAS JUNIOR, Claudelino Martins. The remediation of media elements: a case study based on the silver age Batman comics. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5965/25944630712023e2534. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22534. Acesso em: 21 nov. 2024.