O ensino profissional em Florianópolis: entre cortes, costuras e algumas agulhadas

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DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630712023e2921

Palavras-chave:

ensino profissionalizante, Florianópolis, formação em moda

Resumo

O ensino profissionalizante no contexto da capital catarinense e a partir do período republicano é o tema de pesquisa que fomentou a escrita desse artigo. Seu propósito foi refletir em que medida as diferentes modalidades de ensino profissionalizante praticadas em Florianópolis, de inciativa pública, atentou para o perfil socioeconômico da sociedade local, em especial, as formações voltadas para o universo da produção e consumo do vestuário. Para alcançar tal objetivo foram arroladas fontes primárias como legislação estadual e anúncios de jornais e, igualmente, teses, dissertações e publicações diversas que trataram do tema, época e sociedade. Dada a vasta problemática definida, a delimitação temporal foi estabelecida entre 1910 e1993. Após análises, se concluiu que os projetos educacionais profissionalizantes adotados não eram atentos à realidade socioeconômica e nem mesmo ao projeto de desenvolvimento local definido pela gestão estadual, cuja razões dessas decisões se devem a própria compreensão do que é o sistema produtivo do vestuário e o status social desfrutado por seus profissionais.

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Biografia do Autor

Mara Rúbia Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História (UFRGS, 2005). Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor permanente do PPGAV da mesma instituição. Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8949042412277782. E-mail mara.santanna@udesc.br

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

SANT’ANNA, Mara Rúbia. O ensino profissional em Florianópolis: entre cortes, costuras e algumas agulhadas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1–27, 2023. DOI: 10.5965/25944630712023e2921. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22921. Acesso em: 21 dez. 2024.