Representações psico-físicas do sári entre mulheres indianas em 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630732023e2404

Palavras-chave:

Sári/Saree, Indiano, Hindu, Tradição, drapejamento, feminilidade, qualidade, tradição

Resumo

A história da vestimenta tradicional indiana não cortada, o Sári, remonta a uma vestimenta semelhante ao Sári traçada até a Civilização do Vale do Indo, que surgiu durante 2800-1800 a.C. no noroeste da Índia. A menção ao Sári evoluiu de śāṭikā no sânscrito, na literatura hindu e budista páli durante o século VI a.C., como vestimenta feminina. O estudo contou com uma amostra aleatória de 50 mulheres, a maioria delas trabalhadoras, para mapear a opinião imediata em relação ao uso de um Sári e também explorar as diferentes razões que influenciam a intenção de compra ou a frequência de uso entre as mulheres indianas. O estudo concluiu que, entre a faixa etária de menos de 25 anos a 75 anos, a maioria das mulheres sente prazer em usar o Sári de várias maneiras. A pureza do tecido e a qualidade são os aspectos mais importantes, enquanto algumas mulheres se preocuparam com o movimento/caminhada e o uso repetido. É importante ressaltar que a amostra deste estudo apreciou o uso do Sári e não apresentou problemas significativos com relação à forma de vesti-lo perante as espectadoras. Embora 6% das mulheres não tenham conseguido usar um Sári, 96% afirmaram sentir falta do Sári caso ele desaparecesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salla Vijay Kumar, Institute of Hotel Management Ahmedabad

Doutorado em Sarva Vishwavidyalaya, Gandhinagar. Mestre em Filosofia em Gestão de Turismo pela MKU (2009). Mestre em Gestão de Turismo pela MKU (2007). Graduado em Bacharel em Ciências - Hospitalidade e Administração Hoteleira pela IGNOU (2007), Diploma em Gestão Hoteleira pelo NCHMCT (1996). Professor Sênior em Bacharel em Ciências - Hospitalidade e Administração Hoteleira pelo IHMA (2002 até o presente). Premiado Nacional - Melhor Professor de Educação em Hospitalidade pelo MoT, GOI (2008-09). Bolsista Pesquisador Aspirante pelo IHC (2017). Prêmio de Excelência na área de Turismo e Hospitalidade pelo IHC (2018). Palestras transmitidas ao vivo sobre Produção de Alimentos pela IGNOU-Edusat (2011). Autor de Artigos Acadêmicos, de Hospitalidade e não Hospitalidade (2012-2021). Publicações de trabalhos de pesquisa do pesquisador em vários jornais/PAN INDIA (2015-21). Membro Pesquisador Principal de projetos de consultoria em hospitalidade (2020). Membro Vitalício do ICSL (2019), RCS (2012), ASCI (2010). Perfil do CV: https://www.linkedin.com/in/salla-vijay-kumar-34129a37/. E-mail: sallavijaykumar75@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9124-3101.

Referências

ANSÁRI, Shoaib; TRIPATHI, Aditya. Developing Cultural Object Repository for Preservation of Banarasi Saree Designs. Library Philosophy and Practice, p. 1-13, 2021 Retrieved from: https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/5289

MAP Academy Encyclopedia of Art. Choli. 2022. Available at: https://mapacademy.io/article/choli/.

MAP Academy Encyclopedia of Art. Ghagra. 2022. Disponível em: https://mapacademy.io/article/ghagra/

MAP Academy Encyclopedia of Art. Dupatta. 2022. Disponível em: https://mapacademy.io/article/dupatta-/

TREHAN, Kulveen. Chapter 6: Saree as an Official Indian Dress at International Sports Events: A Critique. Sportswomen’s Apparel Around the World: Uniformly Discussed, 2021, 95-109.

GUPTA, Toolika. The effect of British Raj on Indian Costume. Process Arts, 2011.

UNESCO. Iconic Saree Weaving Clusters of India. 2014. Disponível em: https://whc.unesco.org/en/tentativelists/5890/)

Anon ND. Conflict in the Greek World – Ancient [online]. Available at: http://www.worldofgreece.weebly.com.[Accessed 11 June 17]

Anon. Indian Mughal Empire costumes [online]. Available at: http://world4.eu/indian-mughal-empirecostumes, 1858. [Accessed 20 May 17].

AYACHIT, Sanjeevani. Nauvari A Nine Yard Dream: A Study Of The Popularity Of The Traditional Saree, A Symbol Of Cultural Identity Of Maharashtra, India. 2019. International Journal of Modern Agriculture, v. 9, n. 3, p. 1153 - 1163. Retrieved from http://modern-journals.com/index.php/ijma/article/view/319

AZEVEDO, Jorge; MASCARENHAS, M. A. D.; MASCARENHAS, Ana. História da sericicultura em Portugal. Origem e utilização atual dos bichos-da-seda e da seda. 2015.

GURU, R.; GREWAL, D.; KUMAR, A. To Study the Creative Technique on Ikat Traditional Textile. Techniques and Innovation in Engineering Research Vol. 5, [S. l.], p. 172–184, 2023. DOI: 10.9734/bpi/taier/v5/4612C. Disponível em: https://stm.bookpi.org/TAIER-V5/article/view/9742.

JAYASOORIYA, U. G. L. B.; DE SILVA, Saliya; WANIGASUNDERA, Wanigasundera Appuhamillage Don Padmasiri. Impact Of Female School Teachers’dress Code On Job Performances: A Cross-Sectional Study In Saga City, Japan. Indonesian Journal of Social Research (IJSR), v. 2, n. 3, p. 170-182, 2020.

KAPUR CHISHTI, Rita; SINGH, Martand. Sáris of India: Tradition and Beyond. New Delhi, 2010.

KRAUSS, Jeffrey. Ikat, Kasuri and E-gasuri Background and Techniques. Washington DC, USA, 2006.

Kumar SS. Kannagi Statue [online], 2013. Available at: http://www.thehindu.com/features/friday-review/historyand- culture/reinventingsilappadikkaram/article5096394.ece.[Accessed 04 June 17].

SANSÉAU, Sylvie. Wearing the saree in India, in the region of Chhattisgarh: representations of the body and the person. 2007. https://www.researchgate.net/publication/278644332

Sharad K. Indian Saree draping blog, 2012. [online] Available at:http://indiansareedrapping.blogspot.in/2012/01/different-ways-to-drape-saree.html [Accessed 20 June 17]

Staff Sun. The Mughal Influence on Vaisnavism, 12. http://www.harekrsna.com/sun/features/05- 10/features1723.html. Accessed on 06 August 2018.

BEHERA, Sudarsan; KHANDUAL, Asimananda; LUXIMON, Yan. An Insight In To the Ikat Technology in India: Ancient To Modern Era. IOSR Journal of Polymer and Textile Engineering (IOSR-JPTE), 2019, 2348-0181.

PATKE, Pallavi. Fashionable Adaptation and Commercial Consumption of Indian Gold Embroidery and the Implicated Imperial Politics (c.1850‒1910). Textile, v. 13, n.2, p. 134-151, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/14759756.2015.1045194

Chakraborty, Ankita & Sen, Anjan. Re-positioning the Traditional Handloom Sari Heritage of Bengal – Studying the Role of Geographical Indications’. 2015.

WEBLIOGRAPHY

KHOSLA, Varuni. Young, rich Indians have started a gem of a trend as demand for rubies, sapphires grow. 2019. The Economic Times – Industry. Disponível em: https://economictimes.indiatimes.com/industry/cons-products/fashion-/-cosmetics-/-jewellery/young-rich-indians-have-started-a-gem-of-a-trend-as-demand-for-rubies-sapphires-grow/articleshow/71947700.cms.

RANIWALA, Praachi. O que entra na fabricação de um zari sári de ouro puro?. 2019. Vogue Índia. Disponível em: https://www.vogue.in/content/how-is-pure-gold-silk-saree-made-swati-sunaina

SAMITI, Dastkari Haat. Zari. 2018. Google Arts & Culture. Disponível em: https://artsandculture.google.com/partner/dastkari-haat-samiti?hl=en.

SURI, Charu. The surprising history of India’s vibrant sári tradition. 2020. National Geographic. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/travel/article/the-story-of-the-sári-in-india. Acesso em: 27 maio 2023.

WIKIPEDIA. Indus Valley Civilisation. s/d. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Indus_Valley_Civilisation#References.

WIKIPEDIA. Stanapatta. s/d. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Stanapatta

WIKIPEDIA. Sári. s/d. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Sári.

REFERÊNCIA DE IMAGENS

Fontes Figura 1.

Dhotis in Delhi; Wen-Yan King; c. 2007; Flickr A Bathing Scene at Benares; c. 19th century; Wellcome Collection

Fontes Figura 2

Skirt; Samod, Rajasthan, India; c. 1950; Cotton, Silk; 6301 cm x 37 cm; Museum of Art & Photography (MAP), Bangalore

Fontes Figura 3

Pehli Jhalak; Aristo Cine Service, Bombay, Maharashtra, India; c. 1955; Silver gelatin print- black and white; 20 x 25.3 cm; Museum of Art & Photography (MAP), Bangalore

A Bejewelled Maiden with a Parakeet; Deccan, Golconda, India; c. 1670–1700; Opaque watercolour and gold on paper; 22.2 x 31.8 cm; The Metropolitan Museum of Art

Fontes Figura 4

Bodice or Choli; Kachchh, Gujarat, India or Sindh, Pakistan; c. 1800s; Silk on silk satin with mirror-glass inserts, embroidery; 33 x 91.4 cm; Cleveland Museum of Art

Forsaken– Woman Wearing a Light Blue Choli; António Xavier Trindade, Bombay School; c. 1932; Oil on canvas; 109 x 92 cm; Fundação Oriente, Google Arts and Culture

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

KUMAR, Salla Vijay. Representações psico-físicas do sári entre mulheres indianas em 2022. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/25944630732023e2404. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22404. Acesso em: 8 maio. 2024.