Artes e Currículo: trajetórias e narrativas docentes
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630332019099Resumo
O artigo Artes e currículo: trajetórias e narrativas docentes estuda os programas curriculares na área de Artes Visuais vigentes em instituições públicas de ensino das secretarias municipal, estadual, federal e também em (algumas) instituições privadas na cidade do Rio de Janeiro. O entendimento acerca dos programas curriculares de Artes Visuais torna-se pertinente para a formação e interesse acadêmico-profissional de pesquisadores envolvidos na Iniciação Científica (PIBIC) de uma universidade pública. Tais currículos voltados à educação básica e institucionalizados nas respectivas escolas selecionadas na pesquisa são percebidos através das seguintes vias metodológicas: das orientações curriculares - entendidas como apoio metodológico para os docentes - às entrevistas, propriamente ditas, com alguns docentes de certas instituições sobre suas trajetórias cotidianas - isto é, como os docentes articulam artisticamente o repertório imagético da historiografia da arte e da cultura visual, por exemplo, nos planejamentos de curso. Os resultados aqui por ora apresentados prosseguem com a finalidade de impulsionar a pesquisa autoral docente voltada à dinamização curricular na área de Artes Visuais na educação básica, considerando-se as especificidades das diferentes realidades escolares e as urgências cotidianas do imaginário cultural dos discentes na atualidade.
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