Notas sobre a disciplina história da moda: fontes e fantasmas em uma ficção
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630312019103Resumo
Este artigo, fruto de pesquisa no programa de doutorado em Artes da UFPA, pretende analisar a disciplina história da moda através de um olhar sobre a imagem na história da arte, discorrendo sobre três pontos a partir da teoria de Georges Didi-Huberman na obra Diante do Tempo (2015): o uso das fontes visuais; o anacronismo das imagens; e o traço de sobrevivência dos clássicos no campo historiográfico da moda.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Inéditos vol.3: imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CARCHIA, Gianni; D’ANGELO, Paolo. Dicionário de estética. Lisboa: Edições 70, 2003.
CUMMING, Valerie. Understanding fashion history. Londres: Batsford, 2004.
CUNHA, Newton. Dicionário Sesc: a linguagem da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Tradução de Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
DOSSE, François. O Desafio Biográfico: Escrever uma Vida. Tradução Gilson Cardoso de Souza. 2 ed. São Paulo: Edusp, 2015.
GERVEREAU, Laurent. Ver, compreender, analisar as imagens. Lisboa: Edições 70, 2007.
ROCHE, Daniel. A cultura das aparências: uma história da indumentária (séculos XVII-XVIII). Tradução de Assef Kfouri. São Paulo: Senac São Paulo, 2007.
TAYLOR, Lou. The study of dress history. Manchester: Manchester University Press, 2002.
___________. Establishing dress history. Manchester: Manchester University Press, 2004.
VIANA, Fausto. Para documentar a moda: de James Laver às blogueiras fashion. São Paulo: Edusp, 2017.
WOODFIELD, Richard. Aby Warburg (1866-1933). In: MURRAY, Chris. Pensadores clave sobre el arte: siglo XX. Madri: Ediciones Cátedra, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".