Design, materiais e sustentabilidade: micronização de produto multi-material visando sua reciclagem
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312910142015145Resumo
A aplicação do ecodesign na seleção de materais é de extrema importância. Entretanto, percebe-se uma tendência contrária a essa prática, a de utilização de diversos materiais em um componente do produto (chamado multi-materiail). Apesar de apresentarem vantagens de fabricação,a reciclagem dos multi-materiais é complexa devido à dificuldade de separação dos materiais. Nesse contexto, apresenta-se como hipótese a utilização da micronização como alternativa para viabilizar o reprocessamento dos multi-materiais. Assim sendo, essa pesquisa buscou analisar a possibilidade de aplicação da micronização na reciclagem de produtos multi-materias co-injetados. Para tanto, o estudo prático consistiu na micronização de escovas de dente multi-materiais e posterior extrusão com polietileno de baixa densidade linear (PEDBL) virgem. Os resultados demonstraram que a micronização pode ser utilizada na reciclagem desses produtos, uma vez que o processo analisado se mostrou factível, utilizando métodos acessíveis. Além disso, não houve degradação do material ao longo do processo, assim como, o mesmo não danificou os equipamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Elisa Guerra Ashton, Wilson Kindlein Junior, Luis Henrique Cândido, Renan Demori, Luiz Carlos Robinson, Raquel Mauler

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.