Elaborações artísticas a partir de interações com a paisagem - minha participação no projeto próxima paisagem: escola de arte provisória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129172025e0005

Palavras-chave:

paisagem, residência artística, habitar, Córrego do Bação, fotografia

Resumo

Perceber, representar e habitar a paisagem do Córrego do Bacão, em Itabirito, Minas Gerais, foi o convite feito pelo Projeto próxima paisagem: escola de arte provisória. O projeto configura uma residência artística, reunindo, a cada edição, um grupo formado por cinco participantes[1]. No contexto da segunda edição da residência, integro o 2º Grupo próxima paisagem[2] e, assim como cada um dos demais residentes, elaborei respostas poéticas em consideração à proposição para imersão na paisagem do Bação. Relato aqui quatro trabalhos criados a partir de vivências e experimentações com a paisagem. Nesse processo de visitas reiteradas à região, o habitar, a intimidade e a luz se revelaram como os principais elementos de conexão entre as proposições que desenvolvi.

Palavras-chave: paisagem, residência artística, habitar, Córrego do Bação, fotografia

 

[1] O projeto de pesquisa próxima paisagem: escola de arte provisória é proposto pela artista, professora e pesquisadora FT, também integrante dos grupos.

[2] O projeto esteve vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEMG, edital 04/2019 CNPq. Atuei junto ao projeto como estudante bolsista. O 2º Grupo próxima paisagem segue em atividade, elaborando e implementando as ações de publicação dos trabalhos, com previsão para sua dissolução em dezembro de 2021.

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Biografia do Autor

Mariana Hauck, Universidade do Estado de Minas Gerais - Escola Guignard

Mariana Hauck estuda Artes Plásticas na Escola Guignard/UEMG, desde 2018. Graduada em Turismo pela PUC/MG, com especializações em Gestão Cultural (UNA) e em Desenvolvimento Sustentável Local (UFMG e UNISI/Itália). Em 2020 foi bolsista vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEMG/CNPq, atuando no Projeto de pesquisa próxima paisagem: escola de arte provisória. A fotografia se mostra como meu modo de expressão artística. Por meio desta linguagem, interajo com a paisagem e experimento a relação do meu corpo no espaço como um modo de expressão e investigação plástica.

Fabíola Tasca, Universidade do Estado de Minas Gerais - Escola Guignard

Artista plástica e pesquisadora. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Artes pela mesma instituição (2011), com bolsa sanduíche sob orientação da Profa. Dra. Deborah Dorotinsky Alperstein, na Universidade Nacional Autônoma do México - UNAM (2010). Professora na Escola Guignard - UEMG, de 2005 a 2016. Professora efetiva da Escola Guignard/UEMG desde 2018. Tem experiência no campo de ação da arte contemporânea, focalizando os seguintes temas: processos expressivos em arte, artista, paisagem, arte e trabalho. 

Publicado

04-09-2025

Como Citar

ARAUJO, Mariana Libero Hauck; SILVA TASCA, Fabíola. Elaborações artísticas a partir de interações com a paisagem - minha participação no projeto próxima paisagem: escola de arte provisória . DAPesquisa, Florianópolis, v. 19, n. 01, 2025. DOI: 10.5965/18083129172025e0005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/21188. Acesso em: 5 set. 2025.

Edição

Seção

Artes Visuais