Design Thinking e seus códigos visuais na gestão de design para inovação: Inovação incremental pelo modelo GEIDA
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911162016191Resumen
O presente artigo visa propor reflexões acerca da relação entre a inovação baseada no design, que traz avanços de significado e lida com conhecimentos de linguagens e significações, códigos visuais e a Gestão Estratégica de Design. Para tanto, apresenta um compêndio teórico sobre a inovação baseada em design; habilidades e técnicas do designer, que são facilitadoras para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores (e delimita quando, como, e porque serão utilizadas no modelo GEiDa - Gestão Estratégica integradora de Design atualizado). A Natureza da pesquisa classifica-se como exploratória, com delineamento ex-post-facto, utilizando como estratégia a etnografia por meio de entrevista e observação não participante. Após a aplicação do modelo evidencia-se que se trata de uma estrutura conceitual que permite a aplicação do Design Thinking como ponto de partida; é um meio que possibilita atingir a inovação incremental baseada em design; e aponta a inovação como ponto de chegada e uma porta de entrada definitiva para o design como ferramenta fundamental de estratégia competitiva. Demonstra, ainda, como o modelo GEiDa pode levar a empresa a adotar a inovação incremental por meio da inovação baseada em design.
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