O pensamento de Klauss Vianna aplicado à preparação corporal de manipuladores e à confecção de bonecos articulados.

Autores/as

  • Jaime Ferreira Holanda Universidade Anhembi Morumbi
  • Robson Lourenço Universidade Anhembi-Morumbi (SP)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312912182017079

Resumen

Este trabalho discute uma alternativa para a preparação do artista manipulador de bonecos dentro de seu ofício no teatro de animação. A presente pesquisa investiga as possíveis relações que o pensamento do artista e educador corporal brasileiro Klauss Vianna possa oferecer à arte de manipulação de bonecos. Para efetivar este estudo foram analisados autores das artes cênicas das áreas de expressão corporal e teatro de animação. Apresenta o procedimento de preparação corporal realizado em laboratórios experimentais com um manipulador da área do teatro de animação na cidade de São Paulo, utilizando a percepção da estrutura óssea do corpo humano ao longo do processo de pesquisa. Neste processo foi confeccionado um boneco contento as principais articulações do corpo humano. O presente artigo discorre sobre o processo de confecção do boneco articulado a partir do pensamento de Klauss Vianna. Este procedimento demonstrou ser um importante instrumento no desenvolvimento no trabalho de manipulação de bonecos.

Descargas

Biografía del autor/a

Jaime Ferreira Holanda, Universidade Anhembi Morumbi

Graduando em Teatro e autor do projeto de Iniciação Científica: O pensamento de Klauss Vianna aplicada a maniuplação de bonecos.

Robson Lourenço, Universidade Anhembi-Morumbi (SP)

Robson Lourenço é artista, pesquisador e educador. Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, é Mestre em Artes pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e doutorando em Artes da Cena pela mesma instituição. Atualmente é professor dos Cursos de Teatro e Dança da Universidade Anhembi-Morumbi (SP).Integrou o elenco do Balé da Cidade de São Paulo de 1993 a 2009, quando atuou como solista nas principais produções do período. Atuou na cena independente paulistana dentro de grupos de improvisação cênica e também foi presidente da Cooperativa Paulista de Bailarinos-Coreógrafos. Foi coordenador de ação do Projeto Dança Vocacional no biênio 2010-11 e atua como preparador corporal e professor de companhias e produções da cidade de São Paulo. Seu foco de pesquisa integra consciência corporal, expressividade e preparação corporal para atores e bailarinos.

Publicado

2017-05-02

Cómo citar

HOLANDA, Jaime Ferreira; LOURENÇO, Robson. O pensamento de Klauss Vianna aplicado à preparação corporal de manipuladores e à confecção de bonecos articulados. DAPesquisa, Florianópolis, v. 12, n. 18, p. 79–92, 2017. DOI: 10.5965/1808312912182017079. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/7546. Acesso em: 23 may. 2025.

Número

Sección

Artigos