Análise ergonômica: estudo de caso do depósito de uma empresa de materiais para construção da Grande Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911152016271Resumen
Este artigo mostra um estudo realizado em uma grande empresa de materiais de construção da Grande Florianópolis e teve por objetivo, analisar do ponto de vista da ergonomia, o ambiente de trabalho e as atividades desenvolvidas pelo auxiliar do almoxarifado. Este tipo de ambiente quando não há um cuidado voltado ao desempenho das atividades, pode trazer alguns problemas de saúde para o funcionário bem como, uma produtividade abaixo do potencial da equipe interna e dos envolvidos no processo. Para verificar a situação real do ambiente e compará-la com a literatura, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso. Para tal, foram realizadas visitas in loco, aplicação de questionários, entrevistas, medições dos fatores ambientais e observações da rotina de trabalho. Os resultados mostraram que as condições ambientais influenciam no trabalhador do setor. Por fim, elaboraram-se sugestões com orientações baseadas na NR17, com o intuito de melhorar a rotina de trabalho e a satisfação dos funcionários do setor.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.