A perspectiva dos cuidadores de crianças usuárias de óculos para o projeto de armações infantis por meio da abordagem do design centrado no humano
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911152016004Resumen
Os óculos se destacam por sua função social considerando os dependentes deste produto em sua condição de órtese. O projeto das armações demanda pesquisas, além das resoluções formais e estéticas, considerando os aspectos perceptivos, subjetivos e emocionais, que despertem a afeição especialmente do público infantil com este objeto. Portanto, a pesquisa realizada teve o objetivo de definir diretrizes para o projeto de óculos infantil, através da abordagem do Design Centrado no Humano, sendo considerado os stakeholders: as crianças usuárias, os cuidadores, os oftalmologistas e os atendentes das óticas. Esse artigo é um recorte da coleta de dados realizada com os cuidadores das crianças usuárias das armações, contendo os resultados obtidos e um paralelo com os resultados oriundos dos demais stakeholders. O método adotado foi o questionário escrito com caráter qualitativo, com análise de conteúdo que definiu cinco categorias aprioristicamente. A pesquisa com os cuidadores contribuiu para que as diretrizes para o projeto de óculos infantil contemplassem informações cotidianas, os aspectos emocionais e comportamentais entre o usuário e o produto pesquisado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.