Práticas percussivas nas aulas de música do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911172016083Resumen
Para esta pesquisa foram utilizadas informações já existentes em vídeo que, depois de analisadas, contribuíram para compreender como a percussão é trabalhada nas aulas da disciplina curricular Artes/Música. Das 40 aulas gravadas em seis escolas da rede pública de ensino dos estados de Santa Catarina e Paraná, sete que apresentavam atividades com percussão foram selecionadas, tendo sido analisadas a partir de categorias relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem: imitação e escuta, música em conjunto, percussão como forma de musicalização e desenvolvimento psicomotor. Constatou-se que a percussão foi utilizada nas sete aulas como um meio para desenvolver a musicalização e a psicomotricidade. Atividades de imitação e escuta, bem como a prática coletiva estiveram presentes em três aulas. Conclui-se que as atividades com percussão nas aulas de música apresentaram uma grande quantidade de possibilidades e variedades de instrumentos, porém ainda são poucos os professores que se utilizam dessa prática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.