Comparação de compreensão entre o gênero reportagem e infografia para jovens leitores de Araranguá/SC
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911152016060Resumen
Um dos produtos de comunicação mais utilizados atualmente no jornalismo é o infográfico. Tendo como proposta a exploração de textos e imagens os infográficos são usados para tornar mais dinâmica a experiência de leitura e favorecem a compreensão dos fatos. O presente trabalho tem por objetivo analisar de que forma o infográfico impresso auxilia no processo de compreensão de uma matéria jornalística. Para isso, foram entrevistados 28 jovens leitores de uma instituição de ensino da cidade de Araranguá/SC, a fim de avaliar a compreensão da mensagem global de um infográfico comparando-o com uma reportagem jornalística. Por meio dessa pesquisa foi possível observar que em um primeiro contato com os dois gêneros o infográfico tem a preferência dos jovens leitores, porém o infográfico sob o ponto de vista dos entrevistados apresenta mais dificuldades em aprofundar as informações em comparação a reportagem jornalística.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.