O pianista colaborador: um estudo no contexto da UDESC, em Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909122014119Palabras clave:
Música, Pianista colaborador, Prática musicalResumen
Resumo: Esse artigo é parte de uma pesquisa de mestrado que tem como objeto de estudo o pianista colaborador. O trabalho está dividido em três partes. A primeira tem caráter histórico e descreve o pianista colaborador. A segunda é uma breve análise curricular do bacharelado em piano da Universidade XXX, a fim de identificar se há matérias que direcionem os alunos para prática colaborativa e a terceira é o relato de uma oficina de piano colaborativo realizada naquela instituição. Esse trabalho teve como objetivo aprimorar o desempenho de pianistas que realizam ou desejam realizar a prática da colaboração. A obtenção dos dados dessa pesquisa foi feita através da gravação das aulas em vídeo, de um questionário semi-estruturado e de uma entrevista. A oficina demonstrou, entre outras coisas que o desenvolvimento da leitura à primeira vista é de extrema importância para a prática colaborativa e que através de um estudo direcionado durante os anos de formação, essa dificuldade pode vir a ser superada.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.