Game-Art: considerações sobre a presença de grafitti em games digitais.

Autores/as

  • Jordi Angelo Timón Frias, Antonio Carlos Vargas Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312909122014058

Palabras clave:

Ontologia, Game digital, Estética

Resumen

 

Resumo:

O artigo apresenta algumas considerações sobre as relações entre arte e game digital, fazendo para tal uma observação sobre a presença  do graffiti em games de ação.  O estudo é parte de uma investigação sobre as relações ontológicas entre arte e games digitais e busca compreender  como o grafitti opera dentro de alguns jogos, e se aquele é capaz de potencializar a imersão visual dentro da paisagem virtual. A pesquisa adota uma abordagem fenomenológica e toma o conceito de flâneur para estabelecer uma conexão entre a proposta conceitual dos games e o comportamento do jogador. Para isso são considerados autores que pensam tanto o graffiti  como o game enquanto linguagens próprias com forte propensão artística. O estudo relaciona e analisa tanto modalidades mais descompromissadas como pichações e jogos casuais, quanto as mais elaboradas como grafittis com influencia muralista e games narrativistas que compartilham de elementos da cinematografia.

 

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Biografía del autor/a

Jordi Angelo Timón Frias, Antonio Carlos Vargas, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Professor do PPGAV 

artigo escrito em conjunto como bolsista de IC-CNPq

Publicado

2014-12-09

Cómo citar

VARGAS, Jordi Angelo Timón Frias, Antonio Carlos. Game-Art: considerações sobre a presença de grafitti em games digitais. DAPesquisa, Florianópolis, v. 9, n. 12, p. 58–74, 2014. DOI: 10.5965/1808312909122014058. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/5054. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos