BELEZA SUSTENTÁVEL E COMUNIDADES DE MARCA: O PAPEL DO CONSUMO CONSCIENTE NA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES DE VALOR
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129172025e0011Palabras clave:
consumo consciente, sustentabilidade, comunidades de marca, marketing sustentável, abordagem SAVEResumen
Marcas sustentáveis no setor de beleza constroem relações simbólicas e comunidades engajadas por meio do consumo consciente e de estratégias de marketing alinhadas à sustentabilidade. Este artigo teve como objetivo identificar como práticas sustentáveis e estratégias de marketing emocional contribuem para o desenvolvimento de comunidades de marca no segmento da beleza. A pesquisa possui abordagem qualitativa e caráter descritivo, sendo realizada por meio de revisão bibliográfica e estudo de caso com a marca Simple Organic. Os resultados indicam que ações sustentáveis autênticas fortalecem os laços com os consumidores e impulsionam transformações positivas no mercado da beleza.
Palavras-chave: Consumo consciente; Sustentabilidade; Comunidades de marca; Marketing sustentável; Abordagem SAVE.
Descargas
Citas
AKBAR, A. Beyond the buzzword: unpacking consumer perceived value in green marketing. Journal of Cleaner Production, v. 432, 2024, p. 12–18.
ALMEIDA, R. C. et al. Comunidades de marca: um estudo sobre a influência no comportamento de consumo de seus membros. Revista Administração em Diálogo, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 45–62, 2011.
BAGOZZI, R. P.; DHOLAKIA, U. M. Antecedents and purchase consequences of customer participation in small group brand communities. International Journal of Research in Marketing, Amsterdam, v. 23, n. 1, p. 45–61, 2006.
CHAUDHURI, A.; HOLBROOK, M. B. The chain of effects from brand trust and brand affect to brand performance: the role of brand loyalty. Journal of Marketing, Chicago, v. 65, n. 2, p. 81–93, 2001.
COVA, B.; COVA, V. Tribal marketing: the tribalisation of society and its impact on the conduct of marketing. European Journal of Marketing, v. 36, n. 5/6, p. 595–620, 2002.
ETTENSON, R.; CONRADO, E.; KNOWLES, J. Rethinking the 4P’s. Harvard Business Review, jan.–fev. 2013.
FURTADO, J. F. Marketing Sustentável: princípios, planejamento e prática. São Paulo: Atlas, 2020.
HOLLEBEEK, L. D. et al. Customer experience and brand co-creation in virtual environments: insights from the metaverse. Journal of Business Research, v. 158, p. 113652, 2023.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Hoboken: Wiley, 2021.
MAGALHÃES, M. F.; SAMPAIO, R. Planejamento de marketing: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 15 jun. 2025.
PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1988.
SANTAELLA, L. Estéticas tecnológicas: novas formas de sentir. São Paulo: Paulus, 2016.
TAVARES, M. C. C. et al. A psicossociologia do marketing ambiental e a percepção de valor simbólico de marca. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 10, n. 2, p. 312–332, 2017.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Isabela Prates, Dr. Reinaldo de Almeida Coelho, Dr. Eduardo Trauer

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.