BELEZA SUSTENTÁVEL E COMUNIDADES DE MARCA: O PAPEL DO CONSUMO CONSCIENTE NA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES DE VALOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129172025e0011

Palabras clave:

consumo consciente, sustentabilidade, comunidades de marca, marketing sustentável, abordagem SAVE

Resumen

Marcas sustentáveis no setor de beleza constroem relações simbólicas e comunidades engajadas por meio do consumo consciente e de estratégias de marketing alinhadas à sustentabilidade. Este artigo teve como objetivo identificar como práticas sustentáveis e estratégias de marketing emocional contribuem para o desenvolvimento de comunidades de marca no segmento da beleza. A pesquisa possui abordagem qualitativa e caráter descritivo, sendo realizada por meio de revisão bibliográfica e estudo de caso com a marca Simple Organic. Os resultados indicam que ações sustentáveis autênticas fortalecem os laços com os consumidores e impulsionam transformações positivas no mercado da beleza.

 

Palavras-chave:  Consumo consciente; Sustentabilidade; Comunidades de marca; Marketing sustentável; Abordagem SAVE.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AKBAR, A. Beyond the buzzword: unpacking consumer perceived value in green marketing. Journal of Cleaner Production, v. 432, 2024, p. 12–18.

ALMEIDA, R. C. et al. Comunidades de marca: um estudo sobre a influência no comportamento de consumo de seus membros. Revista Administração em Diálogo, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 45–62, 2011.

BAGOZZI, R. P.; DHOLAKIA, U. M. Antecedents and purchase consequences of customer participation in small group brand communities. International Journal of Research in Marketing, Amsterdam, v. 23, n. 1, p. 45–61, 2006.

CHAUDHURI, A.; HOLBROOK, M. B. The chain of effects from brand trust and brand affect to brand performance: the role of brand loyalty. Journal of Marketing, Chicago, v. 65, n. 2, p. 81–93, 2001.

COVA, B.; COVA, V. Tribal marketing: the tribalisation of society and its impact on the conduct of marketing. European Journal of Marketing, v. 36, n. 5/6, p. 595–620, 2002.

ETTENSON, R.; CONRADO, E.; KNOWLES, J. Rethinking the 4P’s. Harvard Business Review, jan.–fev. 2013.

FURTADO, J. F. Marketing Sustentável: princípios, planejamento e prática. São Paulo: Atlas, 2020.

HOLLEBEEK, L. D. et al. Customer experience and brand co-creation in virtual environments: insights from the metaverse. Journal of Business Research, v. 158, p. 113652, 2023.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Hoboken: Wiley, 2021.

MAGALHÃES, M. F.; SAMPAIO, R. Planejamento de marketing: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 15 jun. 2025.

PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1988.

SANTAELLA, L. Estéticas tecnológicas: novas formas de sentir. São Paulo: Paulus, 2016.

TAVARES, M. C. C. et al. A psicossociologia do marketing ambiental e a percepção de valor simbólico de marca. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 10, n. 2, p. 312–332, 2017.

Publicado

2025-09-04

Cómo citar

PRATES, Isabela; DE ALMEIDA COELHO, Reinaldo; TRAUER, Eduardo. BELEZA SUSTENTÁVEL E COMUNIDADES DE MARCA: O PAPEL DO CONSUMO CONSCIENTE NA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES DE VALOR. DAPesquisa, Florianópolis, v. 19, n. 01, 2025. DOI: 10.5965/18083129172025e0011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/27607. Acesso em: 5 sep. 2025.